Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

quarta-feira, fevereiro 16, 2011

Detran-RJ volta a Campos contra carros irregulares

Depois da última operação da Corregedoria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RJ) em Campos, no dia 30 de dezembro, agentes do órgão voltaram a atuar na cidade ontem. Apesar da blitz ser realizada na curva da Avenida Rui Barbosa, no bairro da Lapa – um dos locais utilizados nas seis operações realizadas no decorrer de 2010 –, foram apreendidos 67 veículos, sendo 65 carros de passeio, um caminhão e um ônibus por inadimplência com o licenciamento anual. Todos foram rebocados para o Pátio Norte. Três Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) vencidas foram recolhidas.
Ao contrário da blitz eletrônica que usa radares e câmeras para agilizar a identificação de veículos irregulares, bastando apenas direcionar os equipamentos e filmar a placa, ontem os agentes atuaram apenas com a abordagem direta, sem o sistema eletrônico via satélite no sistema online do Detran, que confere automaticamente os dados do veículo.
Segundo o coordenador do Detran/RJ, Ricardo Duarte, não foram apreendidos veículos com licenciamentos vencidos, mas também carros que trafegavam pela cidade em péssimas condições de conservação e sem documentos de porte obrigatório do condutor, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento Veicular (CLRV). “Se o condutor quitou o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), mas perdeu o prazo para licenciar o veículo, ele está irregular, conforme as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O motorista é autuado e o veículo removido para depósitos especializados”, explicou.
Cuidados nos procedimentos para liberação do veículo na Ciretran
Ricardo Duarte explicou que, depois de ter o veículo apreendido, o proprietário deve se dirigir  à 2ª Ciretran, em Campos, para os procedimentos de liberação do carro. Para isso é preciso apresentar originais e cópias da quitação de multas e do IPVA, agendar vistoria, apresentar guia de recolhimento do veículo, guia de multas (notificação), DUT (CRV) ou CRLV, Identidade, CPF ou CNH e comprovante de residência. No caso de veículo de empresa é preciso incluir cópia do contrato social, CNPJ e documentos do sócio, quando for o caso. Funcionários da Ciretran enfatizam que a operação foi montada pelo Detran do Rio, sem a participação da unidade de Campos.

Nenhum comentário: