Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

terça-feira, fevereiro 15, 2011

Martha Rocha é a nova chefe da Polícia Civil

A Secretaria de Segurança Pública anunciou o nome do novo chefe da Polícia Civil do Rio, na noite desta terça-feira. A delegada Martha Rocha foi escolhida pelo secretário José Mariano Beltrame para substituir o delegado Allan Turnowski. Seu antecessor deixou o cargo quatro dias após o início da Operação Guilhotina, da Polícia Federal, que já prendeu mais de 35 policiais acusados de corrupção.
Mais cedo, durante evento em São Paulo, o governador Sérgio Cabral se pronunciou sobre o anúncio da saída de Turnowski, após passar quatro dias em silêncio. Cabral elogiou o ex-chefe de Polícia Civil, mas não quis entrar nos detalhes sobre a crise.
- Quero agradecer publicamente ao delegado Alan Turnowski, assim como agradeci ao delegado Gilberto Ribeiro, que foi o primeiro chefe de Polícia Civil (do governo Cabral). O delegado Gilberto Ribeiro e o delegado Alan Turnowski deram enormes contribuições para a nossa política de segurança - disse Cabral, depois de participar de uma conferência para investidores, em São Paulo.
Perguntado sobre a possibilidade de envolvimento de Turnowski em irregularidades, o governador foi evasivo.
- São assuntos de segurança pública tratados sob o comando do secretário José Mariano Beltrame. No Rio de Janeiro, graças a Deus, acabou a fase em que o Palácio Guanabara participava ou permitia que outros políticos se intrometessem na política de segurança pública. A política de segurança pública é traçada pelo secretário de Segurança, com o aval do governador. Portanto, na escolha de comandantes de batalhão, de delegados, na promoção por mérito de policiais e na escolha do comandante da PM e do chefe da Polícia Civil, a decisão é do secretário José Mariano Beltrame. Ele tem o meu aval para tomar a decisão - afirmou Cabral.
Allan Turnowski deixou o cargo após uma longa conversa na manhã desta terça-feira com o secretário de Segurança. Segundo nota da Secretaria de Segurança, a decisão foi tomada após os dois concluírem que essa seria a decisão mais adequada "para preservar o bom funcionamento das instituições". Ainda não foi divulgado quem será o substituto dele.
Também em nota, o secretário agradeceu publicamente a dedicação e a fidelidade do delegado Turnowski durante sua gestão. O ex-chefe de Polícia Civil também se manifestou através de nota e disse ter a certeza de que esta "é a melhor decisão para o momento".
No dia em que a Operação Guilhotina foi deflagrada, na última sexta-feira, Turnowski foi chamado a depor na PF sobre o envolvimento de seu ex-subchefe operacional, Carlos Antônio Luiz Oliveira, com uma quadrilha ligada ao desvio e venda de armas a traficantes. Perguntado pelo delegado federal Paulo César Barcelos sobre o “suposto recebimento da quantia de R$ 200 mil” pela Chefia de Polícia Civil — propina que seria recebida por cada delegacia —, Turnowski alegou que, sendo 180 delegacias no estado, o total chegaria a um valor estratosférico, o que, por si só, desqualificaria a denúncia. Ele disse ainda que, se houvesse alguma prova de sua participação no esquema, ele teria sido preso, mas sequer foi indiciado. No entanto, depois da Operação Guilhotina, sua substituição na chefia de polícia passou a ser considerada.
Dois dias depois de prestar seu depoimento, Turnowski determinou uma devassa na Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), onde, sob o comando do delegado Claudio Ferraz, começou parte da investigação que resultou na Operação Guilhotina. A delegacia teve as portas lacradas. A iniciativa de investigar a Draco, segundo o chefe da Polícia Civil, foi tomada a partir de denúncias sobre o suposto envolvimento da equipe do delegado Claudio Ferraz em extorsões contra empresários e prefeituras.

fonte: http://extra.globo.com/casos-de-policia/martha-rocha-a-novachefe-da-policia-civil-1077730.html

Nenhum comentário: