Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

domingo, fevereiro 20, 2011

Multas contra a desordem

Desrespeito ou infração é o que acontece em boa parte das ruas centrais e imediações, em Campos. Há alguns meses o problema vem sendo retratado pelo blog de Luciana Portinho, hospedado na “Folha Online”. Desde então, a Folha da Manhã vem denunciando diariamente situações onde os motoristas cometem irregularidades desobedecendo as leis de trânsito, principalmente no Centro da cidade.


Fiscalizadora e responsável pela fluidez do trânsito em Campos, a Guarda Civil Municipal realiza inspeção e monitoramento constante nas áreas de maior fluxo de veículos. Com o tempo, o trabalho vem obtendo resultado. Entretanto, em alguns locais, apesar da fiscalização, o problema continua, como foi constatado nas imediações do Mercado Municipal e imediações. Um veículo da Procuradoria Regional 10ª Região, um Santana preto, também estava estacionado sobre a calçada e foi multado pela Guarda Municipal.
Rodrigo Silveira
A equipe acompanhou o trabalho da Guarda Civil Municipal em uma ronda de rotina. Ao chegar à Praça Azeredo Coutinho, no Mercado Municipal, carros estavam estacionados em qualquer lugar, não só atrapalhando o fluxo de veículos na área, como também a passagem de pedestres. Várias multas foram aplicadas, apesar de os infratores tentarem se desculpar, enquanto os flanelinhas reclamavam da falta de local para que possam atuar.

Trabalhando no local há 37 anos, o guardador de carros Jailton da Silva Faria reclamou da falta de estacionamento público para eles trabalharem.

— Estou aqui desde quando isso tudo era lama e há dois anos fiz o cadastro na Prefeitura, porque eles prometeram construir um estacionamento aqui próximo, mas até agora nada. Desse jeito, a gente não tem nem como trabalhar—, disse o guardador.

Na maioria dos casos, os motoristas apareceram após a chegada da Guarda Municipal, mas alguns quase tiveram seus carros rebocados. A explicação pelo estacionamento irregular foi sempre a mesma. “Parei aqui por pouco tempo, mas não vou fazer mais. Foi rapidinho. Além disso, os guardadores disseram que não havia problema, então deixei as chaves e saí para o meu compromisso”, tentou argumentar um motorista que havia estacionado irregularmente na área.

Em nota, a assessoria da procuradoria informou: “A Procuradoria Geral do Estado do Rio é totalmente contrária ao estacionamento irregular em qualquer circunstância e lamenta o episódio. A PGE-RJ ressalta que sempre determinou que a lei fosse cumprida e que está apurando o fato”. 

Carro em calçada acaba rebocado

Na Hélion Póvoa, nova desordem provocada por motoristas mal-educados. Veículos que estavam estacionados sobre a calçada impediam a passagem de pedestres em um local onde andar pela rua pode significar risco, já que a via registra grande movimento de veículos durante boa parte do dia. Segundo informação da Guarda Municipal, todas as vezes que é feita fiscalização naquela área, as equipes sempre registram diversas irregularidades.

— A qualquer hora do dia que passamos por aqui, a situação é sempre essa. Carros estacionados nas calçadas. Nem mesmo a construção desse estacionamento em baixo do viaduto diminuiu o problema”, disse, ontem, o supervisor de trânsito Ricardo Viana Rangel.

O reboque foi acionado e um Honda Civic que estava estacionado irregularmente acabou sendo levado para as dependências da empresa Pátio Norte.
 

Nenhum comentário: