Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

quinta-feira, março 24, 2011

Cotia terá oito agentes para fiscalizar crimes ambientais

Oito agentes serão alocados da Guarda Municipal para a Guarda Ambiental e passarão por um período de qualificação
Redação
Com a preocupação e conscientização de proteger o meio ambiente de Cotia, e agregar responsabilidades entre a população e o verde do município, as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Segurança Púbica, são parceiras na criação da Guarda Ambiental.
A Câmara aprovou na Lei Orgânica em 1990, o artigo 228, que já elaborava a criação da guarda ambiental, e por meio de um decreto em 2009, o prefeito Carlão Camargo criou o órgão, que contará com oito guardas civis da corporação e duas viaturas.
Os agentes com perfil para guarda ambiental irão participar de treinamentos e cursos, qualificatórios dando mais preparo para combater os crimes ambientais no município. Os treinamentos serão aplicados pela Polícia Militar Ambiental do Estado, Guarda Civil Municipal, além de palestras de orientação com o secretário municipal de Meio Ambiente, Dr. Laércio Leite de Camargo.
Todo o assunto foi tratado durante a reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDAR), realizado segunda-feira (14/3), na Câmara Municipal.
O Secretário-adjunto de Segurança Pública, Cilso Cardoso, respondeu às perguntas do Conselho sobre a ação da guarda no município. Garantiu que, mesmo com o número reduzido de homens, intensificará a fiscalização em todo o território cotiano.
Os guardas também terão a ação de orientar, coibir e prender os infratores, encaminhando-os às autoridades policiais, destacou Cilso.
Em reunião nesta semana entre o prefeito Carlão Camargo e o Dr. Laércio, será definido os nomes dos guardas selecionados, o tipo de veículo que será usado, e o modelo do uniforme que deverá ser um verde camuflado com tons de azul marinho. Já as viaturas, sugestões como uma pickup S10 cabine dupla com guincho e um VW Gol.
De acordo com os responsáveis a intenção, se houver tempo, é apresentar a guarda durante o desfile cívico no dia 2 de abril, aniversário da cidade. Porém, se não for possível o grupo diz que será satisfatório ver a primeira Guarda Ambiental, operando em Cotia a partir de abril.
No encerramento da reunião, o secretário Laércio Camargo, ressaltou aos membros e convidados a importância de uma guarda ambiental em Cotia, e também do seu privilégio em participar em 1990, então como vereador da Lei Orgânica que elaborou os itens para criação da guarda ambiental. “Depois de 21 anos, um governante municipal se propôs a por em pratica, uma lei tão importante para todos nós amantes da natureza”, disse Laércio.

Extraído de: http://cotianoticias.com.br/index.php?q=node/2064

Nenhum comentário: