Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

quarta-feira, março 23, 2011

Operação ‘Mil Grau’: PF apreende 543 Kg de maconha e prende traficantes em Campos, SFI, Cardoso Moreira e SJ da Barra

Rede de tráfico de drogas tinha funcionário público e presidiários

Uma megaoperação da Polícia Federal(PF), em Campos e região, batizada de “Mil Grau”, e que teve apoio da Polícia Militar (PM) e do Grupo de Atuação Especial de Controle ao Crime Organizado (GAECO), terminou na apreensão de 543 Kg de maconha e seis pessoas presas por envolvimento com o tráfico de drogas, na manhã desta terça-feira(22/3). A operação, que começou às 5 horas, chegou a um sítio localizado em Travessão onde a droga estava escondida. A operação tinha o objetivo de cumprir 25 mandados de prisão e 12 de busca e apreensão.
A operação desarticulou uma quadrilha de traficantes de drogas radicada no Norte Fluminense. Identificados como os “sócios” que comandavam o esquema, Anderson Pinto Faísca, o Bolão e Aldemir da Silva Menezes, o Thiago foram presos em suas casas, respectivamente, em Campos e Cardoso Moreira. A apreensão de maconha – a maior já feita pela Delegacia de Polícia Federal em Campos dos Goytacazes – ocorreu em um sítio de Bolão, na zona rural campista. Somada ao que já havia sido apreendido ao longo do inquérito, a quantidade de maconha ultrapassa 600 quilos.
No total, 19 mandados de prisão foram cumpridos, sendo que 14 pessoas já haviam sido presas em flagrante no decorrer da investigação. Cinco supostos traficantes acabaram presos em casa e outros seis estão foragidos. Segundo o delegado da PF, Paulo Cassiano Junior, um dos foragidos é motorista oficial da Prefeitura de São João da Barra. Em 15 de março, ele utilizou um veículo para transportar cerca de 15 quilos de maconha. Após ser interceptado pela polícia, o motorista fugiu, descartando a droga no Rio Paraíba do Sul.
Durante a operação, buscas também foram feitas na Cadeia Pública Dalton Crespo de Castro e no Presídio Carlos Tinoco da Fonseca, onde alguns integrantes da quadrilha, atualmente presos, continuavam a operar o esquema, dentro e fora dos estabelecimentos prisionais. Na Dalton Crespo, foram apreendidos celulares, chips, carregadores, facas artesanais e pequena quantidade de drogas.  Todos já haviam sido indiciados pelo crime de associação para o tráfico. “Ficou claro que a administração penitenciária é precária”, disse o delegado.
Os mandados de prisão temporária e de busca e apreensão foram expedidos pela 3ª Vara Criminal de Campos, que, atendendo ao requerimento do MPRJ, determinou o sequestro de bens e do dinheiro dos acusados depositado em 13 contas bancárias. Dois advogados dos criminosos também foram indiciados pelo crime de colaboração com o tráfico na condição de informantes.
Funcionamento da quadrilha – De acordo com a investigação feita pela PF e pelo GAECO, a quadrilha, com pelo menos 30 integrantes, controlava o tráfico e a distribuição de maconha, cocaína e crack em favelas de Campos e municípios próximos, como Bom Jesus do Itabapoana, Cardoso Moreira, São João da Barra, São Francisco do Itabapoana e Bom Jesus do Norte (ES).
Interceptações telefônicas realizadas com autorização judicial evidenciaram, ainda, o envolvimento da quadrilha com o comércio de armas e o planejamento de crimes de homicídio e roubo. Entre os suspeitos com prisão temporária decretada estava a mulher de Thiago, Lilian Márcia de Souza Ribeiro, presa nesta terça-feira, além do irmão de Bolão, Emerson Pinto Faísca, vulgo Erminho, que já estava preso.
Durante as investigações, que duraram aproximadamente quatro meses, a PF, com apoio do GAECO, realizou apreensões, somando aproximadamente 61 kg de maconha, 6,5 kg de cocaína e 1,5 kg de crack. Ao todo, foram presas em flagrante 19 pessoas.

Nenhum comentário: