Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

terça-feira, março 15, 2011

Polícia Militar de Goiás será desarmada!

Notícia na integra do site da Assembléia Legislativa :


O deputado Major Araújo (PRB) apresentou o projeto de lei n° 787, na Assembleia, que dispõe sobre o desarmamento dos policiais militares de Goiás. A proposta já foi aprovada preliminarmente em Plenário e seguiu para discussão e votação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

De acordo com o projeto, “fica proibido o uso de armas letais, de fogo de qualquer calibre, pelos policiais militares, durante as diversas frentes de serviços realizadas pela Polícia Militar”.

A proposta visa a um desarmamento geral dos PMs de Goiás, inclusive daqueles escalados para os serviços diários de radiopatrulhas nas diversas unidades independentes e destacadas, bem como dos pelotões e destacamentos policiais militares em todos os municípios do Estado de Goiás.

Em sua justificativa, Major Araújo lembra o trabalho que a Polícia Militar de Goiás realizou nos últimos 150 anos e que a credenciou como exemplo para outras instituições militares no País. Coloca que tomou essa iniciativa diante dos últimos acontecimentos ocorridos no Estado, envolvendo alguns policiais militares.

“Particularmente, as ações midiáticas e pirotécnicas desencadeadas pela Polícia Federal em conjunto com o Ministério Público Estadual, órgãos incumbidos constitucionalmente para zelar pela ordem legal, pelo Estado Democrático de Direito, sobretudo os direitos fundamentais dos cidadãos, ridicularizando uma instituição sesquicentenária, que é a PM-GO.”

Major Araújo tece outras considerações em que enfatiza a importância da Polícia Militar no combate à criminalidade, com vistas a garantir a segurança pública. “Sabemos que defender a própria vida é instinto natural, defendido pelo próprio direito natural, assegurado a todos os seres humanos, e, por essa razão e com esse propósito, o Estado dota seus servidores especializados em segurança de armas para que estas sejam usadas em defesa própria ou de outrem, nos termos previstos em lei.”

E completa, defendendo o desarmamento: ”Porém, em nosso Estado, melhor seria que esses profissionais trabalhassem sem armas, pois o uso dessas ferramentas em serviço está acarretando problemas e prejuízos irreparáveis aos seus usuários e a seus familiares, não computando, aqui, os enormes prejuízos causados à corporação, que nada mais é do que representante do Estado no contexto da Segurança Pública. Por isso, a nosso ver, justifica-se a aprovação do presente projeto”.



Confira os Comentários
Sargento PM
Março 14th, 2011 at 09:26

Acho um absurdo tal entendimento do Dep Major Araújo. Será que ele acredita mesmo impedindo os policiais militares de usar arma letal no decorrer da sua escala de serviço impedirá que aconteça alguma fatalidade? E que justificativa é essa embasada na “operação” da PF? Certamente, se exixte um grupo de extermínio, esses não precisariam de estar fardados e com a arma da PM para executar pessoas. Arma vc encontra nas ruas. É muito fácil comprar uma arma ilegal, nuemração raspada e impossível de rastrear, para praticar qualquer crime.

Sargento PM
Março 14th, 2011 at 09:31

Provavelmente ele espera que a característica de combate ao crime (infelismente ainda priorizamos o combate em detrimento a proatividade), seja feita com uso de armas TASER e GAS OC (que nem temos quatidade suficiente para o serviço), contra revolver, pistolas e outras tecnologias extremamente letais, disponíveis a qualquer bandido de início de carreira.

Sargento PM
Março 14th, 2011 at 09:33

Somos cerca de 14.000 homens e esse tipo de gesto com certeza deveria considerar a opinião de quem está a frente do serviço. Nas campanhas se fala tanto em participação, considerar a opinião da tropa, essas coisas (politicagem). Por acaso a tropa foi consultada. Não era ele que sempre pregava o comprometimento com a tropa, que a tropa deve ser consulta e coisa e tal? Quando foi que isso ocorreu por parte dele?

jdepereira
Março 14th, 2011 at 11:43

de que planeta é este major?

Carlos Augusto
Março 14th, 2011 at 15:41

Esse major deve ser daqueles que não atendeu uma ocorrência, nunca andou em uma viatura, só ficava na moita. Provavelmente durante um assalto a banco a PMGO deverá usar estilingues para impedir o assalto.

Papa Mike
Março 14th, 2011 at 15:47

Pra bom entendedor, pingo é letra. Se era isso que a imprensa sensacionalista queria, que tenham e sustentem.

O major foi corajoso e inicialmente está sendo incompreendido, mas em breve os mais “lentos” entenderam a mensagem. Boa sorte para nós.


Publicado em http://stive.com.br/2011/03/13/policia-militar-goiana-sera-desarmada.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+DiarioDoStive+%28Di%C3%A1rio+do+Stive%29

Nenhum comentário: