Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

domingo, março 20, 2011

SIM, NÓS PODEMOS!

Estava em casa, junto com minha esposa assistindo a cobertura da visita do Presidente dos Estados Unidos ao Brasil, Barak Obama. E fiquei muito feliz ao ver que a Guarda Municipal da Cidade do Rio de Janeiro estava acompanhando os preparativos para o deslocamento da comitiva vinda dos EUA, da Base Aérea do Galeão até o hotel onde o Presidente Obama, sua família e comitiva ficarão hospedados no Rio.

E isto me fez pensar... A Guarda Municipal do Rio, trabalhando junto com outras forças de segurança, inclusive internacionais, para preparar a visita do chefe do estado de uma das nações, senão da nação mais poderosa do mundo.

Agora vejam bem, a constituição é clara. Os municípios poderão constituir guardas municipais para cuidar dos seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei. O que não quer dizer que estamos relegados a segundo plano.

A responsabilidade e a confiabilidade em nossa instituição são tamanhas, que poderíamos inclusive reescrever o parágrafo 8° do artigo 144 da constituição da seguinte forma: Os municípios poderão constituir guardas municipais para auxiliar os cidadãos no acesso a todos os espaços ou instalações públicas dos municípios, além de todos os serviços disponibilizados a população, conforme dispuser a lei.
Ou seja, este evento vem para demonstrar que já fazemos há muito tempo parte do sistema de segurança do nosso País. Somente temos uma missão especifica. O que não nos impede, nem nunca nos impedirá, seja de trabalhar no auxilio da população, ou em eventos como a visita de chefes de estado ao nosso País.

Pensem nisso...

Fonte: Osvaldo Zuim Junior.
Guarda Municipal de Jundiaí.

Nenhum comentário: