Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

quinta-feira, março 17, 2011

Sistema de monitoramento em Campos ainda sem data

O anunciado e tão esperado sistema de monitoramento por câmeras em Campos ainda não tem data para começar a funcionar. A Prefeitura garante, entretanto, que trabalha para implantar o projeto de segurança ainda no primeiro semestre de 2011. A instalação do sistema em Farol de São Thomé, para apoiar a segurança durante o verão, aumentou as expectativas quanto ao funcionamento do programa no município.

O coordenador de Segurança e Ordem Pública de Campos, coronel Alcemir Pascout-to, informou que a parte técnica e o estudo das áreas sensíveis do município já foram concluídos, dependendo o projeto, agora, dos trâmites administrativos para instalação das câmeras, que já estariam em andamento. O monitora-mento será administrado pelo Gabinete de Gestão Integrada, que vai funcionar nos altos da rodoviária Roberto Silveira, onde terão acesso todos os órgãos de segurança do município.


— O projeto está sendo desenvolvido em conjunto com as polícias Militar e Civil, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros. Parcerias público-privadas também estão sendo estudadas, conforme interesse já manifestado por representantes da sociedade civil — ressaltou Pascoutto.


A elaboração do projeto, segundo o coordenador de Segurança, demandou uma série de estudos técnicos e implicou em um rigoroso trabalho de levantamento dos pontos de riscos da área urbana, o que foi feito com base em relatórios do 8º Batalhão da Polícia Militar (BPM) e demais órgãos de segurança.


Pascoutto lembrou que representantes comerciais também participaram da elaboração do projeto, por se tratar de uma área sensível quando se trata de segurança. “Outros segmentos também foram ouvidos, pois o projeto foca instituições de ensino, bancos, hospitais e as saídas e entradas da cidade”, afirmou.


A presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Maria Luiza Schulz, informa que participou de várias reuniões para discutir a implantação do sistema com entidades ligadas à área de segurança e apresentou a sugestão de uma contrapartida do comércio para a execução do programa.


— Caso seja adquirido pela Prefeitura um software compatível, podemos integrar as câmeras externas dos estabelecimentos comerciais, e são mais de cinco mil, ao Gabinete de Gestão Integrada de Segurança. É uma forma de o comércio contribuir com o sistema de segurança na cidade — ressaltou a presidente da CDL. (J.B.M.)

Nenhum comentário: