Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

quarta-feira, abril 20, 2011

Desordem urbana continua a irritar pedestres na área central


Leonardo Berenger

O Centro de Campos continua sendo o principal foco de irregularidades e desordem urbana do município. Ontem, na Praça São Salvador, equipe da Folha flagrou um Fiesta sendo rebocado pela equipe da Guarda Civil Municipal enquanto na rua Barão de Miracema, pedestres sofriam com veículos estacionados em locais proibidos e entulhos ocupando toda calçada. Já na Joaquim Nabuco, vários carros estavam estacionados em fila dupla. Os exemplos de desrespeito às leis de trânsito, constatados na manhã de ontem, mais uma vez confirmam a desordem urbana que vem sendo retratada pelo blog de Luciana Portinho, hospedado na Folha Online.

Na rua Barão de Miracema, tanto desrespeito foi motivo de reclamação dos pedestres que, segundo eles, diariamente se arriscam transitando no meio de uma importante via do Centro, por fazer a ligação com a avenida 28 de Março.

Foram necessários pouco mais de 30 minutos de caminhada na Barão de Miracema para ver inúmeros carros estacionados sobre a calçada, debaixo de placas e em locais indicando a proibição de parada e estacionamento. Da descida da ponte João Barcelos Martins até a avenida Alberto Torres, uma fileira de mais de 20 veículos parados sobre a faixa horizontal que indica estacionamento não permitido. Ao longo da rua, no mesmo quarteirão, areia e material de obra impediam totalmente a passagem de pedestres num trecho da calçada. Mais à frente, próximo as ruas Gil de Góis e Formosa, outros carros estacionados irregularmente, só que dessa vez embaixo de placa de proibido estacionar.

 — Para quem precisa passar por aqui todo dia, tem que fazer um verdadeiro malabarismo. As calçadas estão sempre ocupadas por carros ou entulhos e quando falamos, ainda reclamam—, disse a doméstica Maria Helena de Souza.

  De acordo com o responsável pelo setor de trânsito da Guarda Civil, sargento Valter Novaes, a fiscalização na área central é feita diariamente por guardas em motocicletas e carros.

— O que acontece naquela área é que, assim que o carro da Guarda Civil chega, os motoristas retiram os veículos. Quando nós saímos, eles ou outros motoristas voltam a cometer as mesmas infrações. Mas estamos atentos e os motoristas sabem que estacionando em locais irregulares, como em cima das calçadas, estão sujeitos à multa—, alertou Novaes.

Nenhum comentário: