Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

sexta-feira, abril 15, 2011

Guarda Ambiental de São Bernardo recebe novos veículos e embarcações


A Guarda Ambiental de São Bernardo do Campo ganhou na tarde desta segunda-feira (11/4) um grande reforço no combate aos crimes ambientais: dois novos veículos, um Jeep Troller e uma Pickup S-10; e quatro embarcações, dois botes e dois jet-skis. A entrega foi feita pelo prefeito e pelo secretário de Segurança Urbana. Os equipamentos tiveram investimento de cerca de R$ 380 mil do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Governo Federal.



São Bernardo do Campo possui, além de 53,7% de seu território como de proteção aos mananciais, 70% do total da área da Represa Billings, daí a necessidade de equipamentos como embarcações e carros especiais - que percorram com facilidade trilhas de terra - para prevenir crimes ambientais. Com os novos equipamentos, houve uma ampliação de 32% da frota da Guarda Ambiental.



O chefe do Executivo ressaltou que a entrega tem como objetivo melhorar ainda mais o serviço prestado pela Guarda Ambiental, que atua prioritariamente nas regiões do Riacho Grande e Pós Balsa. "Acredito que a nossa guarda é a mais bem equipada do Brasil. Os novos equipamentos qualificam ainda mais o trabalho já desenvolvido em São Bernardo".


Além dos novos veículos, a Guarda Ambiental, parte da Guarda Civil Municipal (GCM) da cidade, conta com 60 guardas, dois barcos e 17 veículos. Sua base (localizada na Praça Luiz Gianoto, s/n – Riacho Grande) foi inaugurada em março de 2009 pelo prefeito como parte da reestruturação da força.


De acordo com o secretário de Segurança Urbana, os novos veículos estão equipados para fiscalizar todos os tipos de terreno. O Jeep Troller conta com caixa de ferramentas, equipamento para manejo e gaiola apropriada para transporte de animais, GPS, e guincho para até cinco toneladas; a S-10 conta com guincho para quatro toneladas, GPS, macaco hi-lift e cambão de reboque; por último os botes contam com prancha de resgate e GPS/Sonar.


Para o inspetor da Guarda Ambiental, os equipamentos auxiliam muito no trabalho de prevenção desenvolvido pela Guarda. "São veículos com tração nas quatro rodas e equipados para as mais diversas situações que encontramos nas áreas de manancial. Já as embarcações, além de auxiliar no patrulhamento desenvolvido na Billings, serão determinantes no trabalho de guarda-vidas dos banhistas no Riacho Grande".


Homenagem: Na oportunidade, o prefeito de São Bernardo do Campo, o secretário de Segurança Urbana e o Comandante da Guarda Civil Municipal, descerraram a placa da Sala de Reuniões da Sede da Guarda Civil, que presta homenagem ao GCM de 1º Classe José Mauro Santos do Nascimento, morto na última quarta-feira (6/4) enquanto saía de sua residência com destino ao trabalho. 
 
fonte: http://gcmbueno.blogspot.com/

Nenhum comentário: