Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

domingo, maio 01, 2011

Balneário Camboriú recebe primeira turma da Guarda Municipal

Primeira turma da Guarda Municipal de Balneário Camboriú andará armada - Marcos Porto / Agencia RBSBalneário Camboriú forma nesta sexta-feira a primeira turma da Guarda Municipal. Os 60 profissionais que serão nomeados começam a trabalhar terça-feira e têm porte de armas. Cada aluno disparou 600 tiros durante o treinamento para o atual uso de revólver e pistola e passou por 800 horas de aula. 
Entre os temas abordados estavam as funções da guarda, ética, direitos humanos e cidadania, legislação, técnicas e procedimentos operacionais e primeiros socorros, defesa pessoal e emprego de equipamentos. Toda a grade curricular foi definida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

- Com a formação, os guardas poderão prender em flagrante, conforme prevê a constituição. Isso, desde que exista a situação de risco - afirma o diretor da Guarda, Adélcio Bernardino.

Bernardino, oficial aposentado que atuou por mais de 30 anos na Polícia Militar, explica que os profissionais trabalharão diariamente em esquema de escala, tendo maior efetivo entre o fim do dia e a madrugada. Os guardas ficarão em pontos estratégicos, especialmente no Pontal Norte, Molhe da Barra Sul, praças e na área central. De acordo com a Polícia Militar, são exatamente nestes locais que existem os maiores índices de criminalidade.

- A Guarda Municipal é uma peça para nos ajudar no combate aos crimes , opina o comandante da Polícia Militar de Balneário Camboriú, Cláudio Roberto Koglin.

O comandante adianta que ações conjuntas estão previstas. Polícia Militar e Guarda Municipal percorrerão os principais pontos centrais da cidade, onde existe o registro de uso e venda de drogas. Os policiais farão revistas e apreensões e os guardas ficarão responsáveis pela fiscalização pós-operação.

A PM não vinha fazendo ações deste tipo por falta de efetivo. Agora, os guardas ocuparão estes locais para zelar pelo bem público e pela segurança.
Para a fabricação dos uniformes e compra dos equipamentos de trabalho dos guardas, a prefeitura investiu mais de R$ 220 mil. O gasto mensal do município com a nova nova estrutura não foi informado.

- Este é só o começo da guarda. A ideia é ampliar as turmas e chegar ao número de 200 formados. Também pretendemos construir uma sede própria. Por enquanto, os guardas serão lotados na Secretaria de Gestão em Segurança e Incolumidade Pública - explica Bernardino.
 

Nenhum comentário: