Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

quinta-feira, maio 12, 2011

Comerciantes cobram segurança, mas não participam de reunião

Rodrigo Silveira







Embora reclamem da falta de segurança na área central e reivindiquem reforço da Polícia Militar, nenhum dos donos de estabelecimentos comerciais e escritórios que sofreram arrombamentos durante o feriadão da Semana Santa, no mês passado, compareceu à reunião realizada ontem de manhã pelo Conselho Comunitário de Segurança (CCS), no auditório da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), justamente para discutir medidas que possam melhorar a segurança. A ausência foi sentida e criticada pela direção da entidade. Durante o evento, o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Gilmar Barros dos Reis, apresentou projeto para criar o Cinturão de Segurança para a área central de Campos.

O objetivo do conjunto de medidas que compõem a ação é promover um efetivo controle de uma região, como se fosse um cinturão contra delitos. Só na primeira fase de implantação do programa, 1.000 estabelecimentos comerciais seriam resguardados em uma área de 450 metros quadrados, formando um quadrilátero que vai da avenida José Alves de Azevedo à rua Teotônio Ferreira de Araújo, limitado pela avenida XV de Novembro e rua Tenente Coronel Cardoso.

Na próxima semana, representantes da Acic e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos se reúnem, em data ainda a ser marcada, para formalizar um documento que será entregue oficialmente à prefeita Rosinha Garotinho, pedindo apoio para a questão da segurança no Centro da cidade. A Prefeitura estuda a implantação de câmeras no Centro, mas não tem data definida para isso ocorrer.

— O projeto apresentado pelo coronel Gilmar é muito bom. O que é lamentável é a pouca participação dos lojistas, que são os maiores interessados. Para essa reunião, enviamos 100 convites em forma de ofícios, que foram recebidos, mas sem a assinatura que atestassem o recebimento — criticou o presidente da Acic, Amaro Ribeiro Gomes, seguido pela presidente da CDL, Maria Luíza Schulz. “O programa é interessante e a não presença dos lojistas é lamentável. Mas, para que esse conjunto de ações funcione, é preciso maior adesão do poder público”, disse ela.

Para o coordenador de Segurança e Ordem Pública, coronel Alcemir Pascouto, “Cada um tem que fazer a sua parte. Se não houver interação e cada um fizer o seu papel, o esquema de segurança não vai funcionar. A responsabilidade do poder público municipal é muito mais ampla e o nosso planejamento já está pronto para o parecer da prefeita”, informou.

PM prende suspeito de assalto às lojas

Ação conjunta entre o Destacamento de Polícia Ostensiva (DPO) de Santa Cruz e o Grupo de Apoio Tático (GAT) 2, prendeu, na tarde da última terça-feira, um suspeito de integrar uma quadrilha que estaria praticando furtos no Centro de Campos. Junto com o suspeito, de 34 anos, foi encontrado um revólver calibre 38, com seis munições intactas, 11,3 gramas de crack, 51,2 gramas de maconha, um celular e R$ 1.250,00 em espécie.  O homem foi levado para 134º Delegacia de Polícia (DP), onde foram constatadas várias outras passagens por roubo, com inclusão no artigo 157.

De acordo com o Boletim de Ocorrências, a incursão se deu após uma denúncia anônima ao destacamento de Santa Cruz, de que um homem armado estava circulando nas imediações do Imbé, onde estaria escondido. Chegando ao local, a polícia encontrou o suspeito no interior de uma casa desabitada, com um revólver, munições e drogas, celular, além de uma quantia de R$ 1.250. O suspeito foi levado para a 134ª Delegacia de Polícia. De acordo com o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Gilmar Barros dos Reis, a prisão do acusado, que morava em Goitacazes e foi preso no Imbé, mostra que o crime no município está se profissionalizando.

Nenhum comentário: