Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

terça-feira, maio 17, 2011

Defesa Civil atua para impedir construções irregulares



Por uma questão de saúde pública e para evitar construções irregulares, a prefeitura realizou a demolição de aproximadamente 25 barracos de madeira, na comunidade do Matadouro, junto à Prtelinha, nesta terça-feira (17). As famílias, que vinham sendo acompanhadas por técnicos da secretaria de Família e Assistência Social, por residirem em condições insalubres, foram cadastradas mês passado para serem beneficiadas com casas do Programa Morar Feliz. Moradores não precisaram ser incluídos no Aluguel Social, pois foram para casas de parentes.
   
“Os barracos podiam desabar a qualquer momento, oferecendo perigo aos moradores, especialmente às crianças, numerosas no local. A falta de piso nas moradias, a ciração de animais sem a devida inspeção também podiam gerar doenças. A Defesa Civil Municipal recebeu denúncias de que pessoas estavam erguendo mais barracos e trabalhamos justamente para evitar o crescimento de habitações em áreas de risco, para beneficiar as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social, sem condições de adquirir um imóvel. Daí a necessidade de remover essas famílias e evitar novas construções irregulares”, destacou o coordenador de Segurança e Ordem Pública, Coronel Alcemir Pascouto.
  
Conforme dados de assistentes sociais da prefeitura, até o dia 20 do mês passado, apenas oito famílias estavam morando na área e todas foram cadastradas no Morar Feliz. “Porém, hoje (17 ), verificamos mais de 30 barracos no local. Vamos nos reunir com a secretária de Família e Assitência Social, Izaura Freire, e tentaremos solucionar o problema dos que passaram a morar lá este mês, levantar as condições sociais dessas pessoas e de onde elas são. Quem já estava cadastrado será contemplado com uma casa nos proximos dias, mas ainda não sabemos se será na Penha ou no Jóquei,” disse a assistente social Raquel Almeida Golçalves.
   
De acordo com levantamento da Defesa Civil, em sua maioria, as pessoas que construíram novos barracos na comunidade já residem em outros lugares e tentaram, por meio dessas construções, apressar o processo de  aquisição de uma casa popular. “Há casos de pessoas que, em outras épocas, já foram beneficiadas com casas populares e de outras que só ergueram os barracos e nem ficam aqui. Não podemos permitir que pessoas que já têm moradia tirem a vez de outras, que ainda estão em áreas de risco ou no Aluguel Social, aguardando a casa própria”, falou o secretário Henrique Oliveira.
   
O objetivo da ação da Defesa Civil Municipal, realizada em conjuto com a Cordenadoria de Segurança e Ordem Pública, Guarda Civil, Departamento de Postura e Polícia Militar, foi coibir ocupações irregulares no Matadouro. O trabalho de demolição e de remoção das famílias será concluído nesta quarta-feira (18). Em seguida, a secretaria de Serviços Públicos providenciará a limpeza do local.

fonte: http://www.campos.rj.gov.br/exibirNoticia.php?id_noticia=7594

Nenhum comentário: