Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

sábado, maio 14, 2011

Ladrões continuam agindo no comércio de Campos e realizam outro furto



Silesio CorreaMais um furto a estabelecimento comercial foi registrado nesta sexta-feira na área central de Campos, aumentando ainda mais a insegurança de lojistas. Desta vez, o alvo de bandidos foi um salão de cabeleireiro que fica no cruzamento das ruas Lacerda Sobrinho com Tenente Coronel Cardoso, antiga Formosa. De lá foram, subtraídos diversos produtos de beleza, uma bicicleta e eletroeletrônicos. Desde o feriado de “Semana Santa”, vários furtos e arrombamentos a comércio vêm sendo registrados no Centro. Para evitar os crimes, o comando do 8° Batalhão de Polícia Militar diz ter reforçado o policiamento e também apresentou um projeto de Cinturão de Segurança.

Para furtar os objetos do salão, os criminosos escalaram uma parede de aproximadamente três metros e entraram por uma abertura entre a porta e a grade de ventilação que dá acesso ao sótão. De acordo com informações do proprietário, o crime pode ter ocorrido durante a noite ou madrugada, mas foi constatado por volta das 8h de ontem, quando chegou para iniciar os trabalhos. Do salão, foram subtraídos um televisor de 20 polegadas, um aparelho de DVD, um receptor, três secadores, uma bicicleta, uma cafeteira, tesouras e diversos materiais de manicure e pedicure. Também foi levada a quantia de R$ 60 que estava na caixa registradora. O imóvel, que foi todo revirado, não possui sistema interno de câmeras, o que dificulta a identificação e possível prisão dos suspeitos.

Para tentar coibir esse tipo de crime, o Conselho Municipal de Segurança Pública já realizou duas reuniões na tentativa de criar medidas de segurança na área central. Em uma delas, na última quarta-feira, o 8° BPM apresentou o projeto Cinturão de Segurança, que prevê, só na primeira fase de implantação, que 1.000 estabelecimentos comerciais sejam resguardados em uma área de 450 metros quadrados, formando um quadrilátero que vai da avenida José Alves de Azevedo até a rua Teotônio Ferreira de Araújo, limitado pela avenida 15 de Novembro e rua Tenente Coronel Cardoso.

Representantes do Conselho de Segurança e Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL) se reúnem na semana que vem para formalizar documento a ser entregue oficialmente à prefeita Rosinha Garotinho pedindo apoio para segurança no Centro da cidade — a data da reunião ainda será divulgada. A Prefeitura estuda a implantação de câmeras em pontos de risco na cidade, mas não tem data definida para isso ocorrer.

PM quer criar Cinturão de Segurança
A onda de furtos e arrombamentos no Centro de Campos começou no feriado da “Semana Santa”, quando oito estabelecimentos comerciais — um salão de cabeleireiro, dois escritórios de contabilidade e cinco lojas — foram alvo de criminosos. Os arrombamentos aconteceram no quarteirão compreendido entre as ruas Carlos de Lacerda, Oliveira Botelho e Teotônio Ferreira de Araújo (antiga Barão de Cotegipe). Somente em uma das lojas o prejuízo foi calculado em R$ 140.   

— A Polícia Militar já reforçou o policiamento. Agora estamos trabalhando na implantação do Cinturão de Segurança, mas isso não pode acontecer de um dia para o outro. Enquanto isso, pedimos que os lojistas façam sua parte e, de preferência, que instalem alarme em seus comércios. Não podemos atribuir toda responsabilidade à polícia — ressaltou Amaro Ribeiro Gomes, que é o presidente do Conselho Municipal de Segurança.

Nenhum comentário: