Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

terça-feira, maio 17, 2011

Motoristas ignoram leis de trânsito nas ruas de Campos

Carro estacionado em cima das calçadas se tornou uma infração comum nas ruas de Campos. Nesta segunda-feira, mais uma vez, a Folha da Manhã flagrou a cena na avenida Alberto Torres e na rua Tenente Coronel Cardoso (antiga Rua Formosa). A maioria dos motoristas parece não se importar com a infração e nem com a dificuldade de locomoção que eles acabam impondo aos pedestres. Nem mesmo as placas de sinalização, informando que é proibido estacionar, são respeitadas.


Até em frente ao prédio do Ministério Público Estadual, na Avenida Alberto Torres, havia carros em cima das calçadas. Já na Formosa, uma ambulância da Prefeitura, placa RTR 2741, na mesma situação. O desrespeito às leis de trânsito e, consequentemente, o caos urbano na cidade, vem sendo retratada no blog de Luciana Portinho, hospedado na Folha Online.


A dona-de-casa Maria Rita Carvalho, 52 anos, foi uma das que reclamou da falta de espaço nas calçadas. “Não há espaço pra gente passar. Todos são obrigados a andar na rua”, disse ela, destacando que os riscos de atropelamentos são também grandes.


De acordo com o artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar o veículo em local de passagem de pedestres ou sobre faixa, ciclovia, assim como canteiros, divisores de pista, rotatórias ou jardins públicos, configura infração grave. O motorista po-de receber uma multa de R$ 132,00, perder cinco pontos na carteira de habilitação e ter o veículo removido, como medida administrativa.


O chefe do setor de trânsito da Guarda Civil Municipal, sargento Walter Novaes, disse que a fiscalização para coibir esse tipo de infração é diária. “Temos uma equipe que trabalha 24h, das 7h as 7h do dia seguinte, e outra, chamada de diarista, que inicia o serviço às 8h e vai até às 20h”, explicou.


Ele afirmou que, quando acontece de o guarda flagrar o carro em cima de uma calçada, mas com o motorista dentro, ele multa e pede que o mesmo retire o veículo dali. Se o motorista não estiver, o carro é rebocado e levado para o depósito público municipal. Diariamente, segundo o sargento, são rebocados de 15 a 18 veículos na cidade.


Com a relação à ambulância na Formosa, a assessoria de comunicação da Prefeitura informou que os motoristas são constantemente orientados a respeitarem as leis de trânsito. A secretaria de Saúde vai apurar o fato e tomar as devidas providências.

fonte: http://www.fmanha.com.br/#1219359808/1305581337

Nenhum comentário: