Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

terça-feira, maio 17, 2011

São Caetano terá mais 87 guardas civis até o fim do ano

CLIQUE PARA AMPLIAR


Dentro de 20 dias a prefeitura de São Caetano vai lançar o edital para o concurso público que visa a contratação de 87 Guardas Civis Municipais e deixar ainda em cadastro de reserva outros 50. A informação é do Secretário Municipal de Segurança, Moacyr Rodrigues, que avalia que com a medida a corporação municipal irá completar seu quadro e ficará com efetivo de aproximadamente 500 integrantes. Segundo ele a GCM de São Caetano é a maior do estado em termos proporcionais em relação à área do município, cerca de 15 quilômetros quadrados, e de população 149.263 habitantes. "É seguramente uma das maiores do país", completa. Nesta entrevista ao REPÓRTER, Rodrigues também relata os investimentos na área da segurança e a falta de recursos federais para o setor.

ABC REPÓRTER - A pasta da Segurança tem novidades como a nova Central de Monitoramento e o novo endereço da secretaria, no prédio onde funciona a Câmara. O que isso traz de avanço para a área? 
Moacyr Rodrigues - Estamos em novo endereço, mais centralizado, na avenida Goiás, trata-se de um ponto estratégico. Quanto a Central de Monitoramento e as novas câmeras instaladas na cidade, isso está trazendo uma demanda incrível para a secretaria, pois o Centro de Gerenciamento de Emergências, que atende o Same 199, que era da área da saúde, agora passa para a segurança. O serviço vem se desenvolvendo bem. Nosso pessoal tem ido a outras cidades que têm o monitoramento para ver como funciona, para aprimorar o nosso trabalho. Na semana passada, estiveram em Campinas. 

REPÓRTER - Quantas são as câmeras e há mais investimentos previstos para esses equipametos? 
Rodrigues - Hoje são 60 câmeras e vamos adquirir mais 16. Elas ajudam muito na área da saúde e o trânsito, verificando os acidentes, além de contribuir com a segurança. Os equipamentos são os mais modernos, disponíveis atualmente e têm giro de 360 graus. Na central de monitoramento cada guarda tem a atribuição de monitorar 12 câmeras. Elas estão instaladas em pontos estratégicos, como em vias de grande movimento, em parques e praças, e principalmente em áreas de grande circulação de pessoas, como escolas. 

REPÓRTER - Quando a valorização de pessoal, o que há de novo? 
Rodrigues - A Câmara vai votar amanhã (hoje) em segundo turno, o projeto que prevê alterações no estatuto da guarda civil. O estatuto existe há dez anos e é a primeira mudança feita nele no período. Com a medida os guardas de 3ª, 2ª e 1ª classes e os inspetores poderão subir na carreira. No próximo dia 1º já acontece a entrega das primeiras divisas de guardas que passam da 3ª classe para a 2ª. Também vamos fazer concurso para os guardas passarem de 2ª para a 1ª classe. 

REPÓRTER - Como está o efetivo da GCM? Há previsão para contratar mais guardas? 
Rodrigues - O efetivo fixado para a Guarda é de 500 integrantes. Hoje estamos com 390, alguns estão afastados por doença e outros saíram. Dentro de 20 dias será lançado edital para concurso público para o preenchimento destes "claros". O concurso visa a contratação de 87 guardas e mais 50 ficarão no cadastro reserva. Com isso vamos ter condições de ter uma viatura da GCM em cada bairro da cidade 24 horas. 

REPÓRTER - Porque a prefeitura não conta com verba federal para investir na segurança? 
Rodrigues - O Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) do Governo Federal está parado. Nos parece que a presidente Dilma pretende fazer alterações. Por isso não conseguimos verba da União. De qualquer forma o programa estabelece verba para cidades com mais de 200 mil eleitores, é por isso também, que mesmo antes, já não tínhamos acesso. Temos a intenção de reunir as secretarias de segurança e criar um Conselho e a partir dele conseguir verba. 

REPÓRTER - Essa união regional já é realidade? 
Rodrigues - Essa Câmara Intersecretarial envolve seis cidades da região - menos Rio Grande da Serra. O ideal é que conseguíssemos acesso ao Bolsa Formação, que garante renda aos guardas enquanto estão em treinamento. Isso é importante porque os guardas ficam cerca de três meses em treinamento. Outra intenção é fazer uma academia para treinamento dos guardas. Essa academia funcionaria em São Bernardo. Isso será muito importante para a capacitação e treinamento constante dos guardas, tanto físico como de tiro. 

REPÓRTER - Há alguma orientação sua, quanto a alguma área específica de atuação dos guardas? 
Rodrigues - Temos dado uma atenção especial na proteção dos nossos estudantes. São Caetano tem cerca de 100 escolas entre as públicas e particulares. Procuramos orientar os guardas para orientar e proteger o maior número de pessoas. Por isso as rondas com motos e as rondas escolares se concentram nestes locais. Também temos atuado na Caravana da Cidadania, dando apoio às assistentes sociais no auxílio aos moradores de rua. Temos também um grupo de guardas que levam para as escolas um teatro de fantoches, através do qual são passadas noções de cidadania e também de segurança. Só no ano passado esse teatro atendeu a 9 mil crianças. O pessoal do canil da guarda também visita casas de repouso, para que o contato com os animais ajude no tratamento.
 

Nenhum comentário: