Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

quarta-feira, maio 11, 2011

Segurança no centro da pauta

Discutir melhorias de segurança na área central de Campos. Este é o objetivo da reunião que acontece nesta quarta-feira, às 10h, na sede da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic). O encontro terá participação de comerciantes, entidades civis organizadas e autoridades policiais, como o 8º Batalhão de Polícia Militar que apresentará o projeto de Aperfeiçoamento do Cinturão de Segurança previsto pela unidade para o Centro.  A reunião foi definida depois do registro de oito arrombamentos a estabelecimentos comerciais durante o feriado de Semana Santa.

A reunião foi convocada por Amaro Ribeiro Gomes, que é presidente da Acic e  do Conselho Municipal de Segurança Pública. Segundo sua assessoria de imprensa, na reunião serão discutidas e traçadas metas para melhorar a segurança no município. Entre essas melhorias está a implantação do monitoramento por câmeras em pontos de risco e mais policiamento nas ruas da área central.

— Se necessário for, estaremos extraindo um documento com as reivindicações de melhoria na área de segurança pública e encaminhando para o governador Sérgio Cabral e também para o secretário de Segurança Pública, Mariano Beltrame. Precisamos de mais segurança e faremos o que estiver ao nosso alcance para que tenhamos dias melhores e mais seguros — disse Amaro Ribeiro Gomes.

Confirmaram presença na reunião, a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Câmara de Dirigente Lojistas de Campos, o coronel Alcemir Pascouto, da Coordenadoria de Ordem e Segurança Pública, além de Francisco Melo, comandante da Guarda civil Municipal.

Segundo o comandante do 8º BPM, tenente-coronel Gilmar Barros dos Reis, a proposta a ser apresentada foi elaborada a partir da idéia, já existente, de um Cinturão de segurança. “Resolvemos aperfeiçoar a idéia que já tínhamos para o Cinturão e criamos um sistema de câmeras e alarme integrados à associação de patrulhamento. Isso permitirá mais mobilidade à polícia, que estará ligada ao sistema através de uma central aqui no Batalhão. O projeto tem uma parceria pública e privada.” explicou Gilmar sem dar maiores detalhes.

No feriadão, 8 comércios arrombados por bandidos

Os arrombamentos — um salão de cabeleireiro, dois escritórios de contabilidade e cinco lojas — aconteceram no quarteirão entre as ruas Carlos de Lacerda, Oliveira Botelho e Teotônio Ferreira de Araújo (antiga Barão de Cotegipe). Só em uma das lojas o prejuízo foi de R$ 140.  A facilidade encontrada pelos criminosos foi tanto que, no salão, usaram uma escada na parte externa para chegar até a abertura para o ar condicionado, até então protegido por grade de ferro. Os ladrões arrancaram a grade e furtaram diversos produtos.

Logo após os arrombamentos, o 8º BPM reforçou o policiamento da área central, mas comerciantes ainda se sentem inseguros e até chegaram a protestar pedindo mais segurança e também a instalação de câmeras, mas a Prefeitura ainda não tem uma data prevista para o sistema começar a operar — o projeto está em fase de análise técnica.

Nenhum comentário: