Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

quarta-feira, maio 11, 2011

Vandalismo ameaça segurança de motoristas

Além dos transtornos causados por motoristas infratores de trânsito que insistem em estacionar carros em calçadas e em frente a placas de proibido Parar e Estacionar em diversos pontos da cidade, há também os problemas que afetam os motoristas, como os atos de vandalismo nas vias públicas. A equipe da Folha registrou, entre a tarde de segunda-feira e manhã de terça-feira, locais que foram alvo dessas ações, como a rua Gilberto Cardoso e a avenida Alberto Lamego.

Na avenida Alberto Lamego a situação se mantinha. No local havia dois bueiros abertos nas pistas sentido Centro: um em frente à Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) e outro perto de uma casa de shows. Para evitar que motoristas sofressem algum acidente de trânsito, a população sinalizou a área colocando galhos de árvore nos bueiros. Já na Gilberto Cardoso, moradores chegaram a tampar o buraco com uma mesa na tarde de segunda, mas ontem a Prefeitura já havia feito o conserto.

Conforme dados da Prefeitura de Campos, a secretaria municipal de Obras e Urbanismo fez um levantamento para saber das necessidades de reposição de tampas de bueiros e realiza todas as semanas o trabalho de recuperação de bueiros em vários bairros do município. O órgão salientou que o trabalho é realizado periodicamente devido à ação de vândalos, que furtam as tampas, causando prejuízo à comunidade.

A secretaria de Comunicação informou ainda que há incidência de furtos a tampas de bueiros no prolongamento das ruas Saldanha Marinho com Tenente Coronel Cardoso, entre o Flamboyant e o Jóquei Clube, perto da Escola Técnica Estadual João Barcelos Martins. Sobre o assunto, o órgão acrescentou que a Coordenadoria de Segurança e Ordem Pública já solicitou o apoio da Polícia Militar e orientou a Guarda Civil Municipal para que o patrulhamento e a fiscalização sejam intensificados nas áreas de maior incidência dos furtos, que ocorrem principalmente nos pontos com menor número de residências.

Em relação aos prejuízos em função dos constantes furtos, a secretaria de Comunicação informou que não há um levantamento sobre valores. Em relação aos bueiros abertos na avenida Alberto Lamego, a secretaria também informou que uma equipe vai ser enviada  hoje ao local para fazer devidos os reparos.


Desordem urbana em toda a avenida

Quem passou ontem pela manhã pela Avenida Alberto Lamego não precisou andar muito para perceber o caos urbano causado pelo desrespeito às leis de trânsito de determinados motoristas. Equipe da Folha percorreu ontem o trecho que compreende o bairro do Horto ao prolongamento, a Avenida Sete de Setembro, até o Centro e flagrou vários carros estacionados em áreas proibidas, inclusive em pontos de ônibus. A pista, palco de irregularidades, também é disputada por carroceiros que se arriscam dividindo espaço com carros e ônibus. A desordem urbana vem sendo denunciada no blog de Luciana Portinho, hospedado na Folha Online.

Por todo, carros estacionados em cima das calçadas, atrapalhando a passagem dos pedestres e aumentando o risco de atropelamentos. No sentido Centro, ao invés de estacionar seus carros no local permitido, motoristas abusavam da calçada de comércios e até de residências.

O chefe do setor de trânsito da Guarda Municipal, sargento Walter Novaes, informou que o trecho onde as irregularidades foram flagradas não constam como roteiro de patrulhamento da Guarda Civil, mas que equipes irão até o local para realizar vistorias.

Nenhum comentário: