Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

segunda-feira, junho 06, 2011

Bombeiros da Região realizam outra manifestação no Centro de Campos

Bombeiros realizaram manifestação no domingo
Bombeiros realizaram manifestação no domingo
Bombeiros de Campos e Região, familiares e amigos estão promovendo nesta segunda-feira (07/06), em frente a sede do Corpo de Bombeiros, uma manifestação. Eles reivindicam prioritariamente a liberação dos oficiais presos e posteriormente a questão do piso salarial líquido de R$ 2.000,00 e vale-transporte.

Alguns oficiais do Corpo de Bombeiros de Campos realizaram neste domingo (06/06) uma manifestação em frente ao quartel da Corporação em Campos. Por telefone, em entrevista ao Site Ururau, no início da tarde deste domingo, o Cabo Lisboa, que está à frente do manifesto na região, informou que a manifestação terá prosseguimento.

“Nós somos profissionais treinados para salvar vidas, não somos marginais. Queríamos que a população entendesse isso e se unisse a nós,” convocou o Cabo Lisboa.

Ainda de acordo com ele, os Bombeiros de Campos que foram presos durante a manifestação na capital estão há mais de 24 horas dentro de um ônibus, em condições precárias, sem água, sanitários ou alimentação.

O atendimento a população está sendo realizando normalmente pelo 8º BPM.

HISTÓRICO DA MANIFESTAÇÃONa noite da ultima sexta-feira (03/06), cerca de trezentos bombeiros que protestavam por melhores salários e condições de trabalho invadiram o Quartel-Central da corporação, na Praça da República.

Os manifestantes penduraram faixas de protesto nos veículos de combate a incêndio, impedindo os que estavam de serviço de sair para trabalhar. Durante o protesto o comandante do Batalhão de Choque, coronel Waldir Soares Filho, foi ferido na perna.

Dentre as reivindicações dos oficiais estão piso salarial líquido no valor de R$ 2 mil e vale-transporte.

No sábado (04/06), o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, exonerou o comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Pedro Machado. Em seu lugar, assumiu o Coronel Sérgio Simões, atual subsecretário Municipal de Defesa Civil do município do Rio.

Em entrevista coletiva, no Palácio Guanabara, Cabral chamou os manifestantes de "amotinados irresponsáveis". Segundo ele, os bombeiros envolvidos na invasão ao Quartel-Central não representam a corporação e vão responder administrativamente e criminalmente pelo ocorrido.

O comandante do Batalhão de Choque da Polícia Militar, coronel Waldyr Soares Filho, afirmou que a movimentação dos bombeiros e a invasão do Quartel Central, no Centro do Rio, podem ser consideradas motim e se caso forem qualificados neste crime, bombeiros poderão pegar de 3 a 8 anos de prisão, sendo que os líderes do movimento, podem ter a pena agravada, podendo chegar a 12 anos de detenção.

Ao todo 439 bombeiros foram detidos e como a Corregedoria da PM não tem condições de acomodar os 439 presos, uma parte deles seria transferida para a Unidade Prisional especial, em Benfica.

Confira a lista com os nomes dos bombeiros presos da região:

Lotados no 5º Grupamento de Campos
José Carlos Santos Ferreira - 1º sargento
Marcelo Nogueira Fernandes - 2º Sargento
Glauferson Santiago Ribeiro - 2º Sargento
Luis Gustavo Castro da Silva
Rodrigo Reis Soares
Roberto do Rosário A. Magelo
Rubens Cris Oliveira Batista
Bruno Mastins Campos
Davis Markes Sinamore da Costa
Eder Lima Rodrigues da Conceição Silva
Diogo Couto Ferreira

Lotados no DBM 1/5 Codim
Roberto Henrique Júnior
José Guilherme Pedra Sardinha

DBM 3/5 Atafona
Gliver Baptista - 2º Sargento
Evaristo Ferreira Souza 
Wiliam Alves Ribeiro Maia - 3º Sargento
Tarick da Silva Pinto

DBM 4/5 Cambuci
Tarcísio Carneiro Paes Figueiredo - 3º Sargento
Fabiano Silva Crespo - 3º Sargento
Antônio Carvalho Sales

Vale ressaltar que a listagem é oficial, mas os números não, já a maioria dos nomes foi enviado por familiares, e ainda podem existir outras pessoas cujos nomes não foram confirmados ainda pelas famílias. 

FONTE: http://www.ururau.com.br/cidades1211_Bombeiros_da_Regi%C3%A3o_realizam_outra_manifesta%C3%A7%C3%A3o_no_Centro_de_Campos_

Nenhum comentário: