Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

sexta-feira, junho 17, 2011

Guarda Municipal recebe arma não-letal


                                                                                      A Guarda Municipal de Uberaba, na Região do Triângulo Mineiro, começou a usar nesta quarta-feira (15) pistolas que emitem descargas elétricas, para combater o crime na cidade. Ao todo, cerca de 100 guardas passaram por um treinamento de aproximadamente um mês para utilizarem as armas não-letais. A corporação recebeu 100 armas, chamadas Taser, que foram importadas dos Estados Unidos e custaram cerca R$ 350 mil.
O objetivo do novo equipamento é trazer mais segurança para a população. Cada guarda recebeu uma arma e três cartuchos. A pistola emite uma descarga elétrica que atinge o sistema nervoso, causando uma paralisação imediata e, depois, queda devido à perda temporária dos movimentos. Os choques não afetam o sistema cardíaco. Após o disparo, o cartucho pode alcançar até 10 metros de distância.
De acordo com a prefeitura da cidade, o município será o primeiro no estado a utilizar esse tipo de equipamento. A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), não soube informar se outras cidades também utilizam esse tipo de pistola não-letal.
As pistolas possuem um chip de memória em que todas as ações são armazenadas. As armas funcionam com oito pilhas e a carga é suficiente para 100 disparos.
Segundo a Guarda Municipal de Uberaba, o uso da arma não tira a responsabilidade dos usuários quanto à forma de agir diante das ocorrências. O objetivo do equipamento é facilitar o trabalho realizado por eles. Depois de cada disparo, o guarda deverá fazer um relatório sobre o que motivou do uso da arma e descrever a ação.
 

Nenhum comentário: