Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

terça-feira, junho 14, 2011

Torcidas organizadas assinam Termo de Ajustamento de Conduta para reduzir a violência nos estádios do Rio

Torcedores assinam termo de paz com a polícia do Rio Foto: Cezar Loureiro

Extra
Tamanho do texto A A A
Proposto pelo Ministério Público estadual, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi assinado nesta segunda-feira por representantes de 36 torcidas organizadas de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco, do Ministério do Esporte, da Polícia Militar, da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, da Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj) e da Federação das Torcidas Organizadas do Rio de Janeiro (FTORJ).
O acordo põe em prática regras rígidas para adequar a conduta de integrantes das torcidas organizadas e, consequentemente, melhorar a segurança nos estádios. A torcida que não aderir ao TAC estará desrespeitando o Estatuto do Torcedor, será considerada ilegal e impedida de entrar nos estádios de maneira associada.
Torcedores terão de ser cadastrados a partir da data da assinatura do acordo. Além das digitais, será obrigatório fornecer endereço, RG e CPF. Os dados serão coletados em parceira com o Ministério do Esporte, dentro do programa Torcida Legal, que fará o cadastramento e coleta de informações, inclusive biométricas, adotando procedimento uniforme em todo o território nacional. As informações serão mantidas em sigilo, salvo em caso de ordem judicial ou requisição do Ministério Público. Datas e locais para início do cadastramento serão definidos em comum acordo com o MPRJ, as torcidas e outras instituições signatárias do TAC.
Além das regras sobre cadastramento, bandeiras, instrumentos musicais e aparatos com potencial risco à integridade física só serão autorizados com identificação prévia e aval da polícia que atua nos estádios (Grupamento Especial de Policiamento em Estádios – Gepe). O Ministério Público também estabelece no documento que qualquer movimentação da torcida deverá ser avisada ao Gepe com antecedência mínima de 72 horas. O grupo que descumprir regras poderá ser suspenso de comparecimento a jogos pelo prazo de até três anos. E também está sujeito a multa, que pode chegar a R$ 10 mil.
As novas regras já estarão em vigor na disputa entre Flamengo e Botafogo, dia 19 de junho, no Engenhão.

fonte: http://extra.globo.com/casos-de-policia/torcidas-organizadas-assinam-termo-de-ajustamento-de-conduta-para-reduzir-violencia-nos-estadios-do-rio-2031596.html

Nenhum comentário: