Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

terça-feira, julho 12, 2011

BICO OFICIAL DE PMS EM PREFEITURAS DO BRASIL É ELOGIADO POR OFICIAIS DAS PMS E JÁ ATINGE A ESTRADA.


O trabalho de PMs nos dias de folga, fardados e pagos pela Prefeitura de São Paulo, conhecido como "bico oficial" e que reduziu a criminalidade em áreas da capital como a Rua 25 de Março e a Avenida Paulista, pegou a Rodovia Presidente Dutra e chegou às praias do Rio de Janeiro.

A ideia surgiu durante um encontro nacional de chefes da Polícia Militar de todo o Brasil em setembro do ano. "Fiz uma explanação dos resultados conseguidos aqui com a Operação Delegada (como é denominado o projeto) a 27 colegas  comandantes de polícias e do Corpo de Bombeiros. Muitos se entusiasmaram", diz o comandante-geral da PM paulista, coronel Alvaro Camilo.

Após a conquista do Complexo do Alemão em novembro, área até então dominada por traficantes, o comandante da PM do Rio, coronel Mário Sérgio,  decidiu atacar outros inimigos - o baixo salário dos policiais e as milícias. O remédio encontrado foi a Operação Delegada. "Importamos a ideia de São Paulo. A PM de lá trabalha assim com a Prefeitura", diz.

A Casa Civil fluminense está finalizando o decreto que será assinado pelo governador Sérgio Cabral autorizando os PMs a trabalharem para as prefeituras nas folgas. Segundo o comandante do Rio, três cidades já demonstram interesse: a capital, Rio das Ostras e Búzios.

"O governador e alguns prefeitos gostaram muito da ideia. A Procuradoria Geral do Estado ainda analisa a documentação para tornar isso realidade", afirma o comandante da PM do Rio. Para Cabral, a iniciativa tira os policiais da ilegalidade.



Segundo Camilo, Mato Grosso do Sul também estuda a aplicação do bico oficial. "A ideia é que iniciativas de sucesso na segurança pública no país sejam compartilhadas", acrescenta o coronel. No Rio, Mário Sérgio comemorou a ideia. "Em vez de vender a força de trabalho na folga para o Seo Manoel da padaria ou alguém que não esteja dentro da legalidade, o PM vende para as prefeituras. É o fim da privatização da segurança pública", diz.

A INICIATIVA EM SÃO PAULO

É um forma de valorizar o policial e tirá-lo de trabalhos na segurança privada.  Começou em 2009 na região da 25 de Março e Rua José Paulino, ambas  no Centro.  Atualmente foi ampliada para várias regiões da capital, como as zonas Norte e Oeste.

Opinião
José Vicente da Silva Filho
,
Coronel reformado e ex-secretário nacional de Segurança Pública

É malabarismo com benefícios

A implantação do bico oficial na PM do Rio é uma espécie de malabarismo do governo fluminense que dá gratificações para o policial ao invés de oferecer um bom salário. O PM trabalha 12 horas ininterruptas e, na hora de folga, em que deveria descansar do trabalho exaustivo, tem que trabalhar novamente para conseguir complementar a renda. Em nenhum estado do país o PM ganha por hora extra, nem quando pega uma ocorrência e fica horas a mais esperando para ser registrado o BO na delegacia. Por outro lado, o trabalho oficial, fardado, mesmo na folga, traz muitos benefícios. O policial tem os benefícios de atuar oficialmente, sem os riscos que o bico irregular traz. Além disso, a mão de obra empregada não são guardas municipais, mas os policiais mais bem-preparados.

Adesão é voluntária e pagamento, em hora

O ingresso de PMs ao bico oficial é voluntário. Quem adere  pode trabalhar até 10 dias por mês, naqueles em que folgaria, para a Prefeitura, em turnos de oito horas. Somados aos 15 dias em que entra na escala normal da sua unidade na PM, em turnos de 12 horas, o policial tem mais   cinco dias para ficar em casa. 

5.000

PMs estão a mais nas ruas diariamente com o bico oficial

Nem oficiais ou PMs do Choque ficam fora
O interesse levou mais de 300 PMs  da Tropa de Choque a aderir ao programa, principalmente policiais da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), da Cavalaria e do batalhão de patrulhamento de estádios. Nem mesmo oficiais, da capital e do interior, ficaram de fora.

Áreas têm queda dos índices criminais

Na  Rua José Paulino, os assaltos caíram 45% e furtos, 34%, até setembro. Na Rua Voluntários da Pátria, na Zona Norte, os roubos caíram 90%. Em uma única via da região, vários dos indicadores criminais zeraram.

300
PMs foram colocados na Avenida  Paulista

Em 2011, estado também vai pagar bico a PMs
Neste ano, além das parcerias com as prefeituras, a PM fará um convênio com o estado de São Paulo para a ampliação da Operação Delegada, com o emprego de policiais fardados trabalhando nos dias de folga em vários municípios, segundo o comante-geral, coronel Alvaro Batista Camilo.

O governador Geraldo Alckmin também pretende colocar mais cinco mil soldados na corporação até a metade de 2011.  Outra meta é ampliar os convênios com as prefeituras.

Comandante da PM na Grande São Paulo, o coronel Wagner Cesar Gomes Tavares Pinto pretende levar o projeto para 12 cidades, entre elas o ABC e Mogi das Cruzes. E aqui em São Paulo o bico oficial também deve chegar na praia: prefeituras do litoral, como Santos e Bertioga, já demonstraram interesse. 

"Os resultados mostram que, quando o poder público atua em conjunto, quem ganha é a população. A parceria entre com PM está contribuindo para combater o comércio ilegal e reduzir ainda mais a criminalidade na cidade", defende o prefeito Gilberto Kassab.  "Além de surtir o efeito esperado, foi muito além das expectativas. Em todos os locais, dependendo do tempo de implantação, os indicadores criminais caíram", afirma Camilo.

fonte: http://amigocipeirodasguardasmunicipais.blogspot.com/2011/07/bico-oficial-de-pms-em-prefeituras-do.html#comments

Nenhum comentário: