Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

segunda-feira, março 19, 2012

Guarda Ambiental : GCM capacita novo grupamento


O estudante de Engenharia Ambiental, Eduardo Teixeira, diz que está aproveitando a experiência dos professores na área de Meio Ambiente para aprender ainda mais a respeito do assunto e contribuir para a fiscalização do município Foto: Rogério Azevedo

Um novo grupamento na Guarda Civil Municipal (GCM) se capacita a partir desta segunda (19) para atuar em favor do Meio Ambiente: a Guarda Ambiental. Em parceria com a secretaria de Meio Ambiente, a Guarda Ambiental vai atuar na proteção e fiscalização das ações ligadas ao Meio Ambiente no município, cumprindo o decreto 255/2009 publicado em Diário Oficial e instituído pela Prefeita Rosinha Garotinho.

Segundo o coordenador do curso de Capacitação Ambiental, o GCM Genivaldo Lisboa, a Guarda Ambiental vai atuar como um reforço das ações da secretaria de Meio Ambiente. " Este novo segmento da proteção ao meio ambiente no município surgiu a partir do Conselho Municipal de Meio Ambiente, no qual a GCM também participa com conselheiros. A função da deste novo grupamento, é proteger e fiscalizar as ações ligadas ao meio ambiente em parceria com a secretaria de Meio Ambiente", destaca.

Cerca de 30 guardas participaram da aula de "Introdução ao Meio Ambiente", durante a manhã, com o professor Marcio Barbosa, integrante do Conselho de Meio Ambiente. À tarde, os alunos estão contando com a aula de "Educação Ambiental", com a professora de História e Geografia, Neusa Regina Barros Bastos. As aulas acontecem de segunda a sexta, até o dia 29 de março.

O chefe de Divisão da secretaria de Meio Ambiente, Carlos Ronald Macabu, explica que o município já possui em sua Política Municipal de Meio Ambiente, órgãos como a secretaria de Meio Ambiente, o Conselho Municipal de Meio Ambiente, o Fundo Municipal de Meio Ambiente e, agora, a Guarda Municipal, que vem somar as ações da Guarda Ambiental.

Um dos Guardas Civis Municipais participantes da capacitação para Guarda Ambiental, o estudante de Engenharia Ambiental, Eduardo Teixeira, diz que está aproveitando a experiência dos professores na área de Meio Ambiente para aprender ainda mais a respeito do assunto e contribuir para a fiscalização do município. “Além de aprender sobre meio ambiente e atuar na defesa dele, podemos ainda passar nossos conhecimentos para outros Guardas Civis Municipais", ressalta.
 

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabeniso aos Guardas contemplados com a oportunidade de realizar o primeiro curso de meio ambiente.
Também deixo minha repúdia ao comandante ,que fez a escolha dos guardas ao seu bel prazer ou seja fez uma panelinha e só colocou GCMs que jogam em seu time.
Heleno faz favor de postar essa!