Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

sexta-feira, março 16, 2012

Prefeito comemora uso de arma de fogo pela Guarda Municipal de Salvador

 
Prefeito comemora
 
Para o prefeito, é um momento histórico. “Vamos dar mais condições e responsabilidades. A expectativa é muito grande sobre a Guarda Municipal de Salvador. Já fomos solicitados em momentos perigosos e os integrantes sentiam-se desaparelhados”. A data, porém, para que pelo menos parte do efetivo de 1.328 guardas municipais comece a andar armada não foi definida. “Pela nossa vontade, ainda este ano teremos a guarda armada, mas não tenho como definir prazos”, diz o superintedente da GMS, coronel Sérgio Raykil.

Convênio foi assinado em cerimônia realizada no Palácio Thomé de Souza

O delegado Carlos Daniel Veras, superintendente em exercício da Polícia Federal, também é a favor: “Sou a favor do armamento. Sem a arma, o guarda soa como um guia turístico. Armar é dar bônus e ônus, mas é para isso que existe o treinamento contínuo”.

A estrutura fornecida pela prefeitura para a atuação da Guarda compreende 22 carros, 11 motos e 50 rádios portáteis e três rádios em estações fixas. Entre os integrantes, 40 guardas atuam no Grupo de Atendimento ao Turista (GAT), principalmente na região do Centro Histórico. Atualmente, os guardas vão às ruas portando algemas e tonfas. Só em casos excepcionais, como o Carnaval, eles usam a Taser (arma não letal, que libera carga elétrica de 50 mil wolts).

De acordo com o superintendente regional da PF em exercício, delegado Carlos Daniel Veras, que assinou o convênio com o prefeito, a partir da próxima semana outros acordos de cooperação serão firmados. “Conceder o porte de armas foi o primeiro passo. A partir de agora vamos tracejar os outros. Os guardas municipais terão curso com carga mínima de 80 horas e vão passar por testes de tiro ao alvo, psicológicos e provas teóricas”.
 

Nenhum comentário: