Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

sexta-feira, julho 19, 2013

Campos é a 12ª cidade do Estado com maior índice de assassinatos

Entre as principais vítimas estão jovens envolvidos com o tráfico de drogas

Entre as principais vítimas estão jovens envolvidos com o tráfico de drogas

Não é novidade a onda de violência que o município de Campos vem enfrentando, principalmente, crimes como homicídios, furtos e assaltos. A revista Exame divulgou nesta quinta-feira (18/07), uma pesquisa que mostrou as 300 cidades mais violentas do país.Nesta lista podemos encontrar a cidade Goytacá como uma das mais violentas, onde ocupa a 298ª posição nacional e a 12ª posição estadual, após análise das ocorrências de 2011. Ao todo foram registrados pela Polícia Militar 188 assassinatos.
A equipe do Site Ururau conversou com o 8º Batalhão da Polícia Militar, sobre o resultado da pesquisa e o que ele representa para a corporação, além de saber o que está sendo feito para resolver este problema que já se tornou crônico em todo o país.
Segundo o subcomandante do 8º BPM, major Sérgio Moura, a PM está cumprindo o seu papel e os crimes estão diminuindo, com relação aos meses anteriores.
“A Polícia está cumprindo o seu papel profissional e tivemos uma diminuição significativa nos números de homicídios na região, já que até junho deste ano tivemos uma queda de 20% no número de assassinatos, com relação ao mesmo mês de 2012. Temos também um apoio imenso da população, que cada vez mais nos passa mais denúncias de tráfico de drogas, que é o nosso principal foco. Os crimes na maioria das vezes estão relacionados ao tráfico, então, mais importante do que realizar uma apreensão de drogas, é deter também a liderança do tráfico”, disse o major, ressaltando que se este número se mantiver, será um saldo positivo, já que a cidade teve um crescimento populacional muito grande com relação ao ano passado.
O subcomandante divulgou o número de entorpecentes apreendidos até o último dia 10 de julho no município, que foram: 250 armas; 65 kg de cocaína; 62 kg de maconha; e sete kg de crack.
MORTES X TRÁFICO DE DROGAS
Na maioria dos casos divulgados de homicídios, verifica-se que há uma relação com o tráfico de drogas, seja ele por dívidas com ou até mesmo guerras entre facções rivais.
O delegado titular da 134ª Delegacia Legal do Centro, Geraldo Assed, esclareceu que esta relação não é apenas boato e sim um fato no município de Campos.
“O crescimento da cidade é evidente e isso, infelizmente aumenta o número de ocorrências relacionadas ao tráfico de drogas. A polícia faz o possível para evitar este tipo de crime, mas quando acontecem fazemos o possível para que seja descoberta sua autoria e a justiça seja feita”, disse o delegado, ressaltando que todos os últimos homicídios ocorridos no município estão sendo investigados.
JOVENS MORTOS
Uma pesquisa realizada pelo 'Mapa da Violência 2013: Homicídio e Juventude no Brasil' mostrou o aumento no número de jovens mortos nas últimas três décadas.
Entre 1980 e 2011 as mortes não naturais e violentas de jovens – como acidentes, homicídio ou suicídio – cresceram 207,9%. Se forem considerados só os homicídios, o aumento chega a 326,1%. Do total de 46.920 mortes na faixa etária de 14 a 25 anos, em 2011, 63,4% tiveram causas violentas (acidentes de trânsito, homicídio ou suicídio). Na década de 1980, o percentual era 30,2%.
O homicídio é a principal causa de mortes não naturais e violentas entre os jovens. A cada 100 mil jovens com idade entre 14 e 25 anos, 53,4 foram assassinados em 2011. Os acidentes com algum tipo de meio de transporte, como carros ou motos, foram responsáveis por 27,7 mortes no mesmo ano.

RELEMBRE ALGUNS HOMICÍDIOS EM CAMPOS
Homem morto a tiros no conjunto habitacional do Santa Helena
Campos amanhece com um corpo encontrado no Parque Tarcísio Miranda
Ex-presidiário assassinado em Campos no dia em que completou 21 anos
Família reconhece corpo da jovem Shayane por cicatriz na barriga




Nenhum comentário: