Agentes da Guarda Civil Municipal de São João da Barra, que atuam também como agentes de trânsito podem vir a utilizar produtos de tecnologias não letais, geralmente usados em operações que requeiram defesa passiva como solução. As possibilidades estão sendo estudadas pelo comandante da Guarda Rodrigo Machado e também pelo subsecretário de Transporte Leandro Ferreira, que recentemente se reuniram no Rio de Janeiro, com representante comercial de empresa deste setor.
"As munições não letais têm também o seu consagrado uso pelas forças policiais no controle de distúrbios e rebeliões, em operações especiais, e, modernamente, no policiamento ostensivo e na proteção ao patrimônio, atestando a importância e eficácia dos equipamentos letais”, disse Marcos Aurélio da empresa CONDOR.
De acordo com o comandante da Guarda Civil Municipal Rodrigo Machado foi feita uma listagem dos possíveis equipamentos a serem adquiridos para que as autoridades municipais façam uso dessa tecnologia, que antes de tudo depende do Ministério da Defesa/Exército Brasileiro, responsável pela autorização de compra pelas Guardas Civis Municipais do Brasil, conforme normatização R-15 do Exército Brasileiro” ressaltou.
O subsecretário de Transporte, Leandro Ferreira informou que após a aquisição desses produtos os agentes da Guarda Civil Municipal e os agentes que atuarão no trânsito, agora com poder de multar, precisarão passar por avaliação psicológica e treinamento específico para o uso dessa tecnologia. “Essa será uma importante ferramenta na solução de conflitos e na aplicação da lei facilitando a seleção de alvos, a proteção da população inocente e a própria segurança pública”, finalizou.
fonte - http://www.ururau.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário