Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

domingo, janeiro 16, 2011

A difícil “arte” de estacionar


O número de veículos em Campos tem aumentado consideravelmente nos últimos três anos e, na proporção inversa, diminui o número de vagas para estacionar. São cerca de 200 mil veículos circulando no município, afirma o engenheiro de Trânsito da Empresa Municipal de Transportes (Emut), Paulo Dias, com base em dados do Detran-RJ do final de 2010. Somente cadastrados no município – com placas de Campos dos Goytacazes – são em torno de 160 mil.
Apesar de existirem cerca de 120 estacionamentos somente na área central da cidade, eles não atendem à demanda. Nos últimos meses, pelo menos mais 10 foram identificados pela Secretaria Municipal de Finanças e os donos notificados para providenciar toda a constituição de empresa prestadora de serviços e, dessa forma, poderem atuar dentro da legalidade.
Além dos cerca de 160 mil veículos cadastrados com placas de Campos, há um grande número baseado na cidade, em torno de 40 mil, com placas de outros estados, que têm valor mais baixo no Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em relação ao estado do Rio de Janeiro. As agências e concessionárias das grandes fábricas têm vendido, em média, 100 veículos/mês cada. E há quatro anos cerca de 80% dos veículos novos adquiridos em Campos são emplacados em municípios capixabas. Contudo, na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran/Campos), a informação do chefe do órgão, Renato Barreto, é de que também é crescente o número de veículos cadastrados no município.
Edifícios garagem deverão gerar 600 vagas na área central

Área sob a Ponte Rosinha Garotinho será incorporada à criação de novas vagas de estacionamento
Devido às grandes demandas por vagas, o setor privado já percebeu o bom negócio e dois edifícios garagem vão surgir no coração da cidade, com criação de cerca de 600 novas vagas. Um será construído na Rua 21 de Abril, esquina com a Rua dos Andradas. O edifício garagem terá lojas no térreo e três pavimentos-garagem para criar cerca de 300 vagas rotativas.
O outro edifício garagem será construído no antigo terreno da Santa Casa de Misericórdia, com centro comercial no térreo e três pavimentos-garagem de 290 vagas, ao lado da Praça das Quatro Jornadas. Segundo o provedor da Santa Casa, Benedito Marques, “o moderno edifício-garagem será mais um cartão postal da área central”.
Além destes dois empreendimentos, Campos possui milhares de vagas, não especificadas pelo poder público, em estacionamentos que funcionam em prédios, casos dos shopping centers. Os mais conhecidos e movimentados sãos os do Campos Shopping, na área central da cidade, e o do Shopping 28, na área da Pelinca, com outros três pisos.

Criação de mais de 1,4 mil vagas entre o Centro e o bairro Pelinca


As árvores que hoje sombreiam o estacionamento da Santa Casa darão lugar a um edifício garagem
De acordo com Paulo Dias, além das vagas que serão criadas com os edifícios garagem, o poder público já trabalha para criar mais 1.400 vagas gratuitas. Técnicos do Departamento de Engenharia da Emut já trabalham na elaboração de um grande projeto para criar vagas nas ruas da chamada área comercial central, que compreende desde Centro antigo, no entorno da Praça São Salvador, até o bairro Pelinca, que concentra shoppings, lojas e Centro Comercial. “Sob o viaduto da ponte Rosinha Garotinho, no Parque Alberto Sampaio, estamos criando 110 novas vagas, inclusive com áreas específicas par motocicletas e bicicletas”, explicou.  “As intervenções integram ao projeto de Revitalização da Área Central da cidade e implicarão no fim de áreas de estacionamentos em alguns pontos de gargalo na área central, como trecho da Rua Carlos de Lacerda, e na criação de áreas de estacionamento em outras ruas. A meta do presidente Paulo Mósso é criar pelo menos duas mil novas vagas par atender o crescimento da cidade”, informou Paulo Dias.
Prédios antigos dão lugar a novos estacionamentos no Centro

Tendência: terrenos onde havia prédios antigos são cada vez mais transformados em estacionamentos
Paulo Dias observa que tem crescido nos últimos anos o número de estacionamentos em locais onde antigos prédios são demolidos. Muitas vezes as próprias famílias proprietárias das áreas abrem o negócio. Ele informa que pelo menos 200 são legalizados como empresa de prestação de serviço e que há cerca de 30 ainda não legalizados. Os responsáveis, segundo ele, estão sendo notificados para legalizar com a abertura de firmas. “Este segmento tem crescido. A Emut tem trabalhado para profissionalizar esta prestação de serviço, com melhor organização dos pátios e treinamento dos funcionários. Estamos obtendo retorno com a criação de vagas privativas para idosos e deficientes físicos. A Emut vai realizar um fórum de debates sobre estacionamento em Campos, porque a cidade tem crescido muito. O parqueamento cresce, mas não atende à demanda por vagas. Cremos que com as intervenções da Emut, o atual parqueamento nas vias públicas, que oferece cerca de 600 vagas, saltará para 2 mil vagas”, enfatiza Dias.
fonte:  http://www.odiarionews.net/wordpress/geral/a-dificil-%E2%80%9Carte%E2%80%9D-de-estacionar/

Nenhum comentário: