Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

quinta-feira, fevereiro 03, 2011

No verão, olho vivo na hipotensão!

Sintomas podem acometer jovens e adultos de todas as idades
Tontura, mal-estar, palidez, sensação de cansaço e até desmaios. Se você costuma apresentar esses sintomas no verão, fique de olho em sua pressão arterial.

Pode ser hipotensão, disfunção conhecida popularmente como queda da pressão. Os casos não são tão preocupantes se ocorrem ocasionalmente durante o verão, já que geralmente está associada à perda de água e eletrólitos (sódio e potássio) e a vasodilatação, causadas pelo calor. Mas quem costuma apresentar esse quadro com frequencia é bom ficar atento e buscar ajuda médica. A pressão baixa pode ser sintoma de um problema mais sério.

Para ser considerada baixa, a pressão deve estar próxima a 9x6, índice inferior aos 12x8 que caracterizam a pressão normal.

Mas, antes de entrar em maiores detalhes sobre a hipotensão, é bom conhecer um pouco sobre o mecanismo de funcionamento da pressão arterial.

Corrida pelos vasos
Ao percorrer o corpo, o sangue exerce determinada pressão sobre as paredes dos vasos sanguíneos. Quando ela fica acima do normal e sobrecarrega as artérias, ocorre a chamada hipertensão, ou pressão alta, como todo mundo conhece. Trata-se da vilã da história, pois pode levar a derrames cerebrais e a outras consequencias danosas.

Em contrapartida, quando o sangue exerce pouca pressão ou passa devagar pelos vasos sanguíneos, semelhante ao que acontece quando falta água e sai só um fiozinho pela torneira, teremos um quadro de hipotensão. É essa baixa circulação de sangue que desencadeia os sintomas típicos da pressão baixa.

Alguns podem sentir apenas moleza, enjôo e cansaço. Mas tem gente que chega até a desmaiar. A redução do fluxo sanguíneo nas artérias leva à deficiência de sangue no cérebro e à queda de pressão.

De onde vem o problema
O calor é um dos fatores que pode levar à hipotensão, pois as artérias tendem a dilatar por causa de altas temperaturas. Com mais espaço para circular, o sangue exerce menos pressão nas paredes dos vasos.

Pessoas que tomam medicamentos para controlar a pressão, ao fazerem mudanças bruscas de posição (quando nos levantamos de sopetão, por exemplo), também podem sentir a queda.

Nesses casos, simples medidas são capazes de regularizar a pressão arterial:
Sempre que você sentir os sintomas da hipotensão nos dias quentes e abafados, procure um lugar arejado onde possa deitar.

- Respire fundo e não se desespere, pois a tontura tende a cessar bem rápido.

- Levante as pernas para que o sangue volte a circular com mais facilidade, aumentando a pressão.

- De pé, coloque a cabeça entre as pernas, pressionando-a para baixo.

- Se sempre acontece isso com você no verão, acostume-se a beber bastante água ou bebidas isotônicas, principalmente nos dias mais quentes e abafados. Além disso, prefira roupas leves.

- Ao contrário do que muitos pensam, não é recomendável ingerir sal para combater os sintomas da hipotensão. Alguns sinais da pressão baixa, como tontura, por exemplo, são semelhantes aos da pressão alta. E o sal é um veneno para os hipertensos.

Os perigos da pressão baixa
Nem só o calor é responsável pela queda da pressão arterial. Certas infecções também são capazes causá-la. Sem contar que remédios para emagrecer, formados por diuréticos e laxantes, podem provocar a perda de líquidos levando ao problema.

Vários fatores interferem na pressão arterial, mas a atenção deve ser redobrada, se o quadro se manifestar regularmente. Nesse caso, é necessária uma investigação, porque pode ser sintoma de outras doenças, como deficiência na produção de cortisol, problema na supra renal e disautonomia vagal, que é a elevação ou redução da frequencia cardíaca com redução da pressão arterial.

TIPOS DE HIPOTENSÃO
Visão geral da hipotensão
A pressão arterial muda durante o dia, caindo quando a pessoa dorme e sobindo quando acorda. Mas também pode subir quando a pessoa está excitada, nervosa ou ativa.

Algumas pessoas têm pressão baixa todo o tempo, sem apresentar sinais ou sintomas. Já em outras, certas condições ou fatores podem baixar a pressão abaixo do normal.

Tipos de pressão baixa ou hipotensão
Há vários tipos de hipotensão. As pessoas que sempre têm pressão baixa sofrem de hipotensão assintomática crônica. Elas não apresentam sinais e sintomas e não precisam de tratamento. Outros tipos, porém ocorrem somente às vezes, quando a pressão cai muito e subitamente. Os sintomas e efeitos variam de moderados a severos. Os três principais tipos de pressão baixa são hipotensão ortostática, hipotensão neuralmente mediada, e hipotensão severa ligada a choque.

Hipotensão ortostática

Esse tipo de pressão baixa ocorre quando a pessoa levanta depois de estar sentada ou deitada, causando sensação de tontura ou mesmo desmaio. Ocorre quando o corpo é incapaz de ajustar a pressão e fluxo sanguíneo rápido o suficiente para a mudança de posição.

Causa - A hipotensão ortostática tem muitas causas. A desidratação é a causa mais comum. Algumas condições médicas que aumentam o risco de hipotensão ortostática incluem:

- Condições cardíacas como ataque do coração, doença de válvula cardíaca, bradicardia e insuficiência cardíaca

- Anemia

- Infecções graves

- Condições endócrinas

- Desordens do sistema nervoso central como Mal de Parkinson

- Embolia pulmonar

Hipotensão neuralmente mediada

Na hipotensão neuralmente mediada a pressão cai depois de ficar em pé por longo tempo. Como resultado, a pessoa pode ficar tonta, nauseada ou desmaiar. Esse tipo de pressão baixa também pode ocorrer se a pessoa tiver uma experiência desagradável ou aterrorizante. Hipotensão neuralmente mediada afeta crianças e jovens mais freqüentemente.

Hipotensão severa ligada a choque
O choque é uma condição médica que pode ser fatal na qual a pressão cai tanto que o cérebro, rins e outros órgãos vitais não conseguem sangue suficiente para trabalhar apropriadamente.

O choque é uma emergência médica que deve ser tratada imediatamente e pode ser causado por certas infecções graves. Isso é conhecido como choque séptico, o qual pode ocorrer quando bactéria entra na corrente sanguínea e libera uma toxina que ocasiona queda perigosa na pressão.

Uma perda grande de sangue ou fluidos também pode ocasionar choque. Isso é conhecido como choque hipovolêmico. Outra causa de choque é uma diminuição grande na capacidade do coração bombear sangue (em decorrência de ataque cardíaco, arritmia ou embolia pulmonar), o que é conhecido como choque cardiogênico. Outro tipo de choque é decorrente de alargamento extremo das artérias.

O choque pode ser fatal se não tratado imediatamente.

Tratamento da pressão baixa ou hipotensão
O tratamento depende do tipo de hipotensão e gravidade dos sinais e sintomas. O objetivo do é aliviar e controlar qualquer condição médica por trás da pressão baixa. Em pessoas saudáveis, a pressão baixa que não apresenta sintomas geralmente não requer tratamento. Caso a pessoa comece a sentir sinais e sintomas de pressão baixa, deve sentar ou deitar imediatamente e procurar elevar os pés acima do nível do coração. Se os sintomas não forem embora rapidamente, deve-se chamar atendimento médico imediato.

fonte: http://www.ururau.com.br/destaque2189_No_ver%C3%A3o,_olho_vivo_na_hipotens%C3%A3o!

Nenhum comentário: