Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

quarta-feira, março 02, 2011

Empresas de ônibus têm 90 dias para renovação de frota

O tempo de vida útil da frota de ônibus que circula no município deve ser de apenas cinco anos. A mudança ocorreu em função da indicação legislativa feita pelo vereador Jorge Magal (PMDB) em dezembro do ano passado e que foi publicada no Diário Oficial no dia 10 de fevereiro deste ano, após sanção da prefeita Rosinha Garotinho. Antes disso, o tempo de vida útil dos ônibus era de 10 anos. A decisão foi aprovada pelos usuários que diariamente precisam do transporte público.

O vereador explicou que a indicação legislativa proposta foi resposta ao clamor muito antigo da sociedade campista pela renovação do transporte público. Para ele, com o subsídio concedido após a implantação do programa Cartão Cidadão, as empresas já deveriam ter se adequado ao tempo de vida útil estipulado anteriormente.

— Fizemos de tudo para as empresas trocarem a frota. Vemos que algumas empresas cumprem com a renovação, mas outras continuam com os ônibus mais antigos. A frota está ultrapassada e já soubemos de veículo com 17 anos circulando no município — disse.

A partir da data de publicação no Diário Oficial, as empresas têm 90 dias para se adequar. Caso contrário, elas serão notificadas e os veículos, retirados de circulação. Sobre a possibilidade de não adequação, o vereador disse que haverá uma intensa fiscalização. Presidente da Empresa Municipal de Transportes (Emut), Paulo Mósso apóia a mudança e salienta que as empresas estão sendo cobradas desde que foi iniciado o programa Cartão Cidadão, mas reconhece ‘que as coisas não acontecem como deveriam ter acontecido’, no que diz respeito à renovação da frota.

A Folha entrou em contato com o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Campos, Antônio Tatagiba, mas ele estava em reunião na Federação das Empresas de ônibus no Rio e não pôde falar com a equipe.

Nenhum comentário: