Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

segunda-feira, abril 11, 2011

PM de folga aponta arma para a cabeça de GCM em serviço

Isto é Guarulhos/Foto: Luis A. Assis
Por volta das 15h de ontem (20), a GCMF R. J. M. e o GCM M. D. M. M do GTRAN (Grupamento de Trânsito) em patrulhamento de rotina perceberam um veiculo Ford/Escort placas CTH 8397 Guarulhos/SP estacionado irregularmente em frente a um ponto de ônibus na Rua Claudino Barbosa próximo ao nº 16, Macedo.
Enquanto GCMs lavravam o auto de infração de trânsito Jaime Aparecido da Costa, proprietário do veiculo compareceu ao local e foi notificado sobre a multa, o mesmo não retirou o veiculo e saiu do local.
Após alguns minutos Júlio Baraúna da Silva de 41 anos aproximou-se dos GCMs sem se identificar questionando a multa e dizendo que os GCMs não eram ninguém para multar o veiculo.
Silva visivelmente exaltado sacou uma arma e apontou a mesma para a cabeça do GCM M. D. pedindo para que ele sacasse sua arma para morrer. Diante da ameaça os GCMs ficaram sem ação, a situação só foi amenizada quando um amigo do PM saiu de um bar localizado no clube de campo Macedo e acalmou o PM.
Com a chegada do apoio por parte da GCM Silva negou-se a apresentar documentos alegando que era Policial Militar, diante da recusa a PM foi acionada e chegando ao local constatou que Silva realmente pertencia à corporação e acabará de jogar bola no campo do Macedo em companhia de amigos dentre os quais o proprietário do veiculo multado.
A arma de propriedade do Silva foi apreendida pela PM que auxiliou a GCM a conduzi-lo até o 1º DP. A ocorrência foi apresentada a Autoridade de Plantão, Dr. Adriano Manechine, pelo 2º Inspetor GCM Luciano. Na delegacia foi constatado que Silva já respondeu a processo criminal na 4ª Vara Criminal de Guarulhos sendo absolvido em 16/12/2009.
A arma do PM foi apreendida e passará por exame pericial junto ao IC. Apesar da presença de Oficiais Superiores do averiguado a Corregedoria da Policia Militar foi oficiada.
Durante a elaboração do BO o assessor de Segurança L. A. A. que acompanhava os fatos foi intimidado pelo advogado de Silva que não se identificou, a intimidação foi filmada por uma equipe de reportagem da Rede Record que estava acompanhando o caso, ao perceber que estava sendo filmado o advogado saiu correndo para as dependências do 1º DP.
O assessor já solicitou as imagens junto a TV Record e irá estudar que providencias irá tomar, já que o mesmo foi ofendido aos gritos pelo advogado que se demonstrou completamente descontrolado ao acusar L. A. de estar filmando seu cliente dentro do DP.
“Não havia necessidade de filmá-lo, a equipe de TV já estava fazendo isso. Ele chegou acompanhado de um investigador me acusando e gritando. Disse que eu era um nada um ninguém. Se ele estava fazendo o serviço dele eu estava fazendo o meu. Eu estou aqui em pleno domingo porque o cliente dele por ser PM se acha acima da lei.”, disse L. A.
“Em nenhum momento os investigadores ou o delegado me acusaram de estar filmando. O advogado queria verificar minha maquina. Ele não é policial não tem esse direito. Ofereci a maquina ao investigador para que ele verificasse se havia alguma filmagem e o mesmo disse que não era necessário.”, completou.
Costa ira responder por ameaça e abuso de autoridade.
 

Nenhum comentário: