Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

terça-feira, junho 28, 2011

Armas não letais chegam a Campos e guardas passarão por treinamento

Um grupo de 60 agentes da Guarda Civil Municipal de Campos vai passar por treinamento para utilizar as 25 armas não letais doadas pela secretaria nacional de Segurança Pública (Senasp), através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Segundo o coordenador municipal de Segurança e Ordem Pública, Alcemir Pascoutto, o curso será ministrado pela própria Senasp, mas ainda não tem data ou local definido para acontecer. As armas de condutividade elétrica M26 (taser) chegaram ao município na última quinta-feira e estão guardadas na sede da Guarda, na avenida José Alves de Azevedo.

— O número de agentes que vão participar do treinamento é maior que o número de armas, pois precisamos pensar na questão das férias e licenças e sempre teremos um grupo capacitado para utilizar as armas não letais nas ruas. Apesar de termos um guarda capacitado para esse tipo de curso, vamos esperar a Senasp marcar o treinamento para que tudo seja feito dentro das normas — disse o coordenador, ressaltando a necessidade dos agentes possuírem esse tipo de aparelho.

— É claro que existe uma discussão em torno dessa questão. Uns acreditam que não é necessário que os guardas possuam essas armas – que é sempre bom lembrar que não são letais –, mas sei que, com o devido e correto treinamento, será mais um equipamento utilizado para melhorar o serviço prestado para a população do município — completou.

A doação foi confirmada na última quarta-feira, durante audiência, em Brasília, marcada pelo deputado federal Anthony Garotinho, entre o coordenador municipal de Segurança e Ordem Pública, coronel Alcemir Pascoutto; e o comandante da Guarda Civil Municipal, major Francisco Melo, com a secretária Nacional de Segurança, Regina Miki. Durante a audiência, as autoridades de segurança de Campos apresentaram o projeto do Centro de Monitoramento dos pontos sensíveis de Campos e do reaparelhamento da Guarda Municipal.

— O encontro foi bastante proveitoso, já que, além das armas não letais, entregamos para a secretária Regina Miki o projeto de reaparelhamento e do Centro de Monitoramento, que estão sendo apreciados — informou Pascoutto.

Nenhum comentário: