Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

segunda-feira, junho 27, 2011

Kits de armas não letais chegam a Campos



Os 25 kits de armas de conditividade elétrica M26 (taser), mais conhecidas como armas não letais, com todos os complementos, inclusive 225 dardos elétricos, chegaram a Campos na tarde desta segunda-feira (27). A Guarda Civil Municipal recebeu o equipamento da Secretaria Nacional de Segurança, ligada ao Ministério da Justiça, através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). O município é o terceiro do estado a contar com um armamento moderno, de alta tecnologia e de qualidade, além de ser não letal, para proteger a população e também os guardas.
  
O comandante da Guarda Civil Municipal, major Francisco Mello, explicou que a aquisição dos kits representa mais uma ferramenta na segurança do município. Ele explica que, com esta doação, a mensagem que o Ministério da Justiça transmite é que os guardas municipais são integrantes da segurança pública, com características próprias, a serviço da segurança da população.
   
O coordenador de Segurança e Ordem Pública, coronel Alcemir Pascoutto destacou a importância do deputado federal Anthony Garotinho e do delegado da Polícia Federal Paulo Cassiano Júnior e ainda de um integrante da guarda, que monitora os sites do Ministério da Justiça, e se informa sobre tudo o que é disponibilizado pelo governo federal aos municípios.
   
- Sem a ajuda do deputado Garotinho, que agendou o encontro com a secretária Nacional de Segurança, Regina Miki, nós não teríamos conseguido com tanta rapidez. Tivemos também um apoio muito grande do delegado da Polícia Federal de Campos, Paulo Cassiano, que fez contato com a PF, em Brasília, nos orientando para que todo esse material fosse repassado com tranquilidade - disse o coronel Pascoutto, lembrando que o Guarda Manhães, também, teve participação importante neste processo, já que é responsável pela elaboração de estudos que garantam parcerias como esta para o município.
  
 A secretária Nacional de Segurança, Regina Miki, garantiu duas vagas para treinamento do efetivo de Campos, em que serão formados guardas instrutores na Força Nacional. Após o treinamento, apenas alguns guardas farão o uso da arma, tendo como prioridade o efetivo motorizado, que tem maior facilidade de locomoção pela cidade. Durante os turnos de serviço, algumas guarnições estarão aptas para o uso diariamente desse equipamento.

font - http://www.campos.rj.gov.br/exibirNoticia.php?id_noticia=8199

Nenhum comentário: