Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

quarta-feira, junho 01, 2011

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SEGURANÇA URBANA EDSON ORTEGA ENTREGOU 03 EMBARCAÇÕES PARA GUARDA AMBIENTAL E CONTOU UM POUCA DA HISTÓRIA DA MESMA.


A cerimônia de entrega das embarcações para a Guarda Ambiental aconteceu neste domingo (29), às 10 horas, na represa Guarapiranga, durante o 6º Abraço Guarapiranga, com a presença de diversas autoridades públicas, sociedade civil e organizações não governamentais

Neste domingo (29), pela 6ª vez, a população paulistana pôde demonstrar sua preocupação com a represa Guarapiranga e com as mais de quatro milhões de pessoas, beneficiadas diretamente pelas águas deste manancial. O evento, organizado pela rede de Olho nos Mananciais, foi uma iniciativa de organizações da sociedade civil, com o apoio do poder público, para mobilizar e sensibilizar a população sobre a importância da preservação da água e da proteção ao meio ambiente.

A Guarda Civil Metropolitana participou com exposição de viaturas e uma tenda, que expunha materiais explicativos sobre o trabalho da guarda na região. Durante a cerimônia, o secretário municipal de Segurança Urbana e coordenador da Operação Defesa das águas, Edsom Ortega, plantou duas cerejeiras no local, como símbolo da renovação da consciência e responsabilidade ambiental. Em seguida, três embarcações foram entregues à corporação para serem utilizadas nas represas Guarapiranga, Billings e Várzea do Tietê, com o objetivo de aumentar a fiscalização dos perímetros ambientais de difícil acesso, além de impedir invasões, ampliações de construções, e depredação nas margens das represas, bem como a proteção da fauna e da flora, último resquício de Mata Atlântica existente na cidade de São Paulo.
“A idéia é usar esses barcos não só para fiscalização, mas também para educação ambiental”, afirmou Ortega. As embarcações foram adquiridas pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU), por meio de convênio entre a Prefeitura de São Paulo e o Senasp/MJ, com um investimento de R$ 61 mil.
A cerimônia de entrega foi assistida pela população, que participou do abraço, e autoridades públicas como o secretário do Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge, o vereador Gilberto Natalini, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de São Paulo, e o subprefeito de Capela do Socorro, Valdir Ferreira. Na sequência, os participantes fizeram a volta de inauguração dos botes na represa, como forma de entrega simbólica dos equipamentos.

Após o encerramento do Abraço Guarapiranga, as autoridades foram prestigiar a 2ª etapa do campeonato mundial de Jet Ski, que aconteceu no Parque Praia do Sol, na orla da represa. “Os esportes náuticos demonstram que o local não tem só o papel de fornecedor de água, mas também de propiciar oportunidades de lazer e entretenimento” ressaltou o secretário municipal de segurança urbana.


Criada também em 2007, juntamente com a Operação, para proteção das áreas de interesse ambiental, a Guarda Ambiental começou com 90 homens e, hoje, já conta com efetivo de 540 guardas, que atuam como agentes fiscalizadores da Operação. Atualmente, conta com 61 viaturas e 17 motos, além de barcos e vôos de helicóptero semanais, numa parceria com fiscais da Secretaria do Verde, da Defesa Civil e das Subprefeituras.



A Guarda Ambiental atua em conjunto com a Operação Defesa das Águas no intuito de controlar, recuperar e urbanizar os mananciais, matas, córregos e nascentes e áreas de Proteção Ambiental (APAs) e Áreas de Preservação Permanente (APPs), nas represas da Guarapiranga, Billings e Várzea do Tietê.


O convênio para a Operação Defesa das Águas, firmado entre a Prefeitura da Cidade de São Paulo e o Governo do Estado, integra as Secretarias Municipais de Governo, do Verde e Meio Ambiente, de Segurança Urbana, de Coordenação das Subprefeituras e da Habitação, e as Secretarias Estaduais de Saneamento, Meio Ambiente, Segurança e Habitação. Além destes órgãos, as Polícias Militar e Civil, a Sabesp, a EMAE e organizações das comunidades também contribuem para o sucesso da Operação.

 
 
FONTE:SMSU
FOTOS: GUTY / SMSU

Nenhum comentário: