Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

quarta-feira, julho 27, 2011

Quadrilha de milicianos que atua na Taquara há 13 anos é desarticulada


Rio - A operação realizada na manhã desta quarta-feira para capturar milicianos que atuam há 13 anos na Taquara, em Jacarepaguá, na Zona Oeste, tem 13 acusados presos até o momento. A Operação Tríade foi desencadada pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco/IE). Entre os presos, estão o delegado aposentado da Polícia Federal Luiz Carlos da Silva, o comissário da Polícia Civil Eduardo Lopes Moreira e soldado PM Thiago Rodrigues Pacheco, lotado no 20º BPM (Mesquita).
Foto: Osvaldo Praddo / Agência
 O Dia
Objetivo da operação era capturar suspeitos de envolvimento em milícia que age há 13 anos na Taquara | Foto: Osvaldo Praddo / Agência O Dia
No total, 16 pessoas foram denunciados pelo Gaeco à 1ª Vara Criminal de Jacarepaguá por formação de quadrilha armada. A ação tem 120 policiais envolvidos. O nome da operação, Tríade, é explicado pela liderança da milícia composta pelos três homens que já foram capturados - Luiz, Eduardo e Thiago. Duas armas também foram apreendidas.
O delegado titular da Draco, Alexandre Capote, afirmou que "a quadrilha era muito audaciosa e violenta, além de manter importantes conexões com autoridades". A violência das ações dos acusados incluía lesões graves, invasões de domicílios, tortura, ocultação de cadáver e, até mesmo, estupros, de acordo com a polícia.

A investigação da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas (Draco) que desencadeou a Operação Tríade durou seis meses. Além dos tradicionais crimes praticados por grupos de milicianos como cobrança de taxas de serviços clandestinos de segurança, exploração ilegal de sinal de TV a cabo e de Internet, de transporte alternativo, de venda de botijões de gás e tráfico de influência, a quadrilha também é denunciada por cobrança por conservação de ruas, água encanada e homicídios qualificados.

A Draco tem o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público (Gaeco), que ofereceu as denúncias, e também da Corregedoria Geral Unificada (CGU), da Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Segurança (Ssinte) e da Ordem ds Advogados do Brasil (OAB).

Delegado foi procurado em Copacabana

O delegado aposentado Luiz Carlos da Silva era um dos principais alvos principais da Operação Tríade. Ele foi procurado em pelo menos três endereços. Em um deles na Rua Paula Freitas, em Copacabana, na Zona Sul, ele foi procurado na casa de uma suposta amante, segundo a polícia. O imóvel, no entanto, estava vazio. Segundo porteiros, o apartamento estava desocupado há pelo menos três anos. Ele acabou preso no próprio sítio, na Taquara.

Ainda em Copacabana, os policiais da Draco estiveram em um edifício na Rua Domingos Ferreira. Eles foram cumprir um mandado de prisão contra um homem apontado como agiota da quadrilha. Uma outro inquilino foi encontrada residindo no local. Ela nada tem haver com as atividades da quadrilha.
Saiba quem foi preso até agora:

Luiz Carlos da Silva (vulgo “Delegado Luizinho” ou “Luizinho”), delegado de Polícia Federal aposentado; Eduardo Lopes Moreira, comissário da Polícia Civil; Thiago Rodrigues Pacheco, policial militar; Ubirajara Ferreira da Costa (vulgo “Bira”), guarda municipal; Kleber Gomes Lima (vulgo “Dr. Kleber”), advogado; Annibal Ramos, militar da Aeronáutica; Mauro Arthur Ribas, advogado; José Carlos Lins Teixeira; Evaristo da Silva Alves; Edson Dias de Moura (vulgo “Cabeça Branca”); Luciomar Anselmo Sant’ana Lima; Francisco Antônio Ximenes Feijão (vulgo “Chico Antônio Pirilampo”, “Tubarão” ou “Feijão”); Elias Bezerra da Silva (vulgo “Irmão”).

fonte - http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2011/7/quadrilha_de_milicianos_que_atua_na_taquara_ha_13_anos_e_desarticulada_180577.html

Nenhum comentário: