Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

sexta-feira, julho 01, 2011

Região sul do município começa a ser atendida pelo Ronda Escolar





A Guarda Civil Municipal começou na segunda-feira (27) o serviço comunitário preventivo à violência em geral, com a Ronda Escolar em 15 escolas da Região Sul do município, que envolvendo as localidades de Ururaí, Dores de Macabu, Ponta da Lama, Quilombo, Caxeta, Ibitioca e Serrinha. O coordenador da Ronda Escolar, o guarda municipal Eneci Paulo, informa que, a partir dessa semana, as escolas da Região Sul vão receber o patrulhamento da área.

- As viaturas vão fazer o trabalho comunitário de prevenção com visitas de duas a três vezes na semana à escola em horários e turnos alternados. O guarda verifica se há algo de anormal dentro da escola e entra no estabelecimento. Caso seja identificado algum problema, uma viatura específica da ronda escolar com guardas com treinamento avançado se desloca até o local. A permanência do guarda dentro da escola é de 15 a 20 minutos – informou Eneci.

O Programa Ronda Escolar estava previsto no programa de governo da Prefeita Rosinha Garotinho e foi implementado em maio de 2009. Atualmente, a Ronda Escolar é desenvolvida em 68 escolas da área central, 19 escolas da Região Norte e 37 escolas da Baixada Campista, além das 15 escolas da Região Sul. Uma pesquisa com os gestores das escolas em 2010 apontou um índice de satisfação de 98% com a diminuição da violência. Atualmente, seis viaturas com três componentes cada, sendo uma mulher e duas motos atendem às diversas regiões do município.

As escolas atendidas da Região Sul são a E.M. Manuel Ribeiro Nascimento (Tapera), E.M. Mário Barroso (Ururaí), E.M. Pequeno Frederico (Ururaí), C.E. Dom Otaviano de Albuquerque, CIEP João Borges Barreto (Ururaí), E.M. João Borges Barreto (Ururaí), E.M. Alcebíades Candiano (Ponta da Lama), E.M. João Clapp (Ponta da Lama), E.M. Sebastão de Vasconcelos (Quilombo), E.M. Professora Paulo Freire (Dores de Macabu), E.M. Antônio Lopes (Ibitioca), E.M. Barreto (Caxeta), E.M. Maria Ângelo Moreira (Caxeta) e E.M. Alfredo Vieira Machado (Serrinha).

fonte: http://www.campos.rj.gov.br/exibirNoticia.php?id_noticia=8253

Nenhum comentário: