Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

sábado, setembro 03, 2011

Após confronto, Guarda Municipal ganhará unidade de ordem pública no Centro

Rio - O coronel Lima Castro, inspetor geral da Guarda Municipal, disse neste sábado que nas próximas operações, a partir de segunda-feira, haverá “uma unidade de ordem pública montada numa parte do Centro que vai dar uma nova dinâmica na atuação da guarda”. Nesta sexta-feira violento confronto entre guardas municipais e camelôs levou pânico ao Centro da cidade.

Na ação, um homem que foi atingido com cassetete na cabeça teve pedido de socorro negado pelos agentes. Sangrando muito, ele pediu para ser levado para o hospital, mas não foi socorrido. A resposta de um dos guardas foi direta: “Some daqui, some daqui”
“Fui falar não bate não, não bate, não e olha o que fizeram comigo”, contou o agredido, em vídeo gravado por cinegrafista amador.
A confusão que durou uma hora começou na esquina das ruas Uruguaiana e Sete de Setembro, e se estendeu até a Av. Presidente Vargas. O trânsito na via chegou a ser interrompido por alguns minutos.
Acuados por uma multidão que protestava contra a agressividade das ações de repressão ao comércio ilegal na região e e atirava pedras, os agentes precisaram pedir ajuda à Polícia Militar para conseguir deixar o local.
A batalha começou às 16h após guardas apreenderem mercadoria de ambulante sem licença para trabalhar. Ele reagiu e foi agredido.
Enfurecidos, muitos camelôs e pedestres gritaram palavrões. Para tentar dispersá-los, os agentes voltaram a usar o cassetete contra outra pessoa e spray de pimenta contra os manifestantes.
Manifestantes atiraram pedra nos agentes e bateram em pedestres também
Diante da ofensiva dos agentes da Guarda Municipal, a reação da população foi imediata. Revoltados, muitos manifestantes ameaçaram agredir os agentes e atiravam pedras. Outros, mais assustados, tentavam se proteger em lojas, lanchonetes e até bancas de jornais da região.
Foto: Reprodução de vídeo
Na esquina da Rua Uruguaiana com Avenida Presidente Vargas, agente desfere golpes em Luciano Teodósio | Foto: Reprodução de vídeo
Quem não conseguiu se refugiar acabou sendo agredido também, como aconteceu com o entregador Luciano Teodósio. “Estava passando por aqui para fazer uma entrega quando um guarda veio pra cima de mim e começou a me bater. Não deu tempo nem de perguntar porque estava apanhando”, lamentou Luciano, que ficou com um grande hematoma no cotovelo.
Em nota, a Guarda Municipal informou que cinco agentes ficaram feridos durante o conflito. Todos foram levados o Hospital Souza Aguiar. Sobre os excesso cometidos pelos guardas a nota afirma que eles serão investigados pela Corregedoria da Guarda.

fonte - http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2011/9/apos_confronto_guarda_municipal_ganhara_unidade_de_ordem_publica_no_centro_189691.html

Nenhum comentário: