Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

terça-feira, setembro 27, 2011

Prefeitura retira moradores da Praça Comercial do Parque Rio Branco

Agentes de várias secretarias negociam com as famílias
Agentes de várias secretarias negociam com as famílias
A Prefeitura de Campos está negociando a retirada de aproximadamente 20 famílias que invadiram a área comercial do Conjunto Habitacional Nogueira, do Bairro Parque Rio Branco. A ação começou na manhã desta terça-feira (27/09) e conta com a participação da Guarda Civil Municipal, Defesa Civil e Secretaria de Família e Assistência Social de Campos.

POLÍTICA HABITACIONAL
De acordo com o secretário de Defesa Civil de Campos, Henrique Oliveira, a política habitacional da Prefeitura de Campos faz com que os moradores tentem pressionar por um local para morar, mas a invasão não é o caminho a ser seguido.

“É uma situação complicada e delicada, porque nós não podemos deixar que as pessoas invadam locais públicos, ainda mais sem a infra-estrutura para receber estas famílias, mas isto é um reflexo da política habitacional da prefeitura de Campos. Um trabalho como este nunca foi feito, e, sabendo que existem unidades habitacionais prontas para serem entregues, os moradores acham que invadindo eles podem pressionar a prefeitura, porém, eles têm que saber que há um cadastro, há todo um trabalho para identificar estas famílias que vão receber as casas, não é invadindo que eles vão conseguir alguma coisa”, disse.

Henrique explicou que o local não está pronto ainda porque houve um atraso na instalação da energia elétrica, responsabilidade da concessionária que fornece energia para a Região.

“Já era para este espaço comercial estar funcionando, mas isso ainda não aconteceu porque falta energia elétrica, que é uma responsabilidade da Ampla. Existem também outros problemas estruturais como a falta de telhas, janelas quebradas, entre outros problemas que nós temos que resolver”, concluiu.

A INVASÃO
Líder dos moradores, Cenilda Eufrásio do Nascimento, disse que o local estava abandonado e seria utilizado por usuários de drogas, por isso os moradores limparam tudo antes de deixarem que estas famílias se alojassem.

“O local estava todo sujo e sendo usado por drogados e até mesmo para a prática de crimes. Preocupados até mesmo com a segurança dos moradores, nós limpamos tudo e deixamos que estas famílias ficassem aqui”, disse.

Os moradores afirmaram que não saem do local enquanto não tiverem o posicionamento da prefeitura para a entrega de casas para todos.

“Nós não vamos sair daqui, não até que todas as famílias tenham onde ficar”, disse Cenilda.

CADASTRAMENTO
O diretor de Políticas Habitacionais da Prefeitura de campos, André Ventura, explicou que todas as ações estão sendo tomadas para que as famílias tenham toda a atenção.

“Neste momento nós estamos identificando cada família para fazer uma triagem, saber de onde eles são, e quais são suas necessidades. Depois nós vamos analisar o que pode ser feito em prol destes moradores. É importante lembrar que a invasão é um crime, e as pessoas não podem achar que invadindo um local eles vão conseguir uma casa, eles estão tentando se beneficiar de uma situação errada”, disse.

fonte: http://www.ururau.com.br/cidades5872_Prefeitura_retira_moradores_da_Praça_Comercial_do_Parque_Rio_Branco

Nenhum comentário: