Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

terça-feira, novembro 29, 2011

'Guarda Municipal não precisa de arma', defende Rodrigo Pimentel

'A Guarda tem um papel importante: evitar o pequeno delito. Mas, para isso, não precisa de arma', afirma o comentarista de segurança pública.


As Guardas Municipais, que surgiram depois da Constituição de 1988, não eram pra ser uma polícia de cada prefeitura. O município pode construir sua Guarda Municipal para proteger seu bem, seu serviço e seu patrimônio. Ela não tem poder de polícia, não pode abordar.
Então o juiz coloca: “Como o guarda vai enfrentar o bandido?”. Mas ele não serve para enfrentar o bandido; serve para prevenir o pequeno delito. A sociedade não quer mais uma polícia, já tem polícia demais no país.
Mas a Guarda Municipal tem um papel importante, que é evitar o pequeno delito na praça, na escola, na frente da prefeitura. Essa é a função que a Constituição de 1988 fez previsão. Mas, para isso, não precisa de arma. Nenhum guarda estava utilizando arma não-letal, que é o que tem de mais moderno, que se utiliza na polícia preventiva no mundo inteiro.
A Guarda Municipal tem de ter um bom rádio para falar com a Polícia Militar. Isso é prevenção. O bandido não se estabelece onde você tem comunicação, articulação e presença do guarda. Até os municípios com menos de 50 mil habitantes têm Polícia Militar, que anda armada.









Comentário do blog.

É triste saber que as vezes pessoas mal informadas querem dar parecer de uma instituição que não fazem parte, porém se pelo menos estas pessoas antes de falarem tivessem o discernimento de se informarem primeiro saberiam que mudanças nas leis federais atualmente dão mais poderes as Guardas Civis Municipais do nosso pais. Tanto é que as mesmas estão inseridas no contexto da “SEGURANÇA PÚBLICA”; e que em muitos Municípios que as Guardas Municipais já trabalham fazendo o serviço de prevenção no contexto do policiamento ostensivo o índice de criminalidade diminuiu e muito. Como acontece em muitos Municípios do estado de São Paulo, porém não podemos dizer o mesmo dos Municípios do estado do Rio. As Guardas não vieram para disputar nada com ninguém, apenas fazem o seu papel e ajudar as Policias Militares e Civil no que diz respeito à segurança dos seus munícipes. E é de muita tristeza quando ouvimos um reporte de tão alto gabarito dizer uma frase como está “ESSAS GUARDAS MUNICIPAIS”, com tom irônico e diminutivo, referindo-se à categoria; e com certeza ninguém melhor para falar de Guarda do que os próprios Guardas, Policia intendente de Policia e não de Guarda Civil Municipal.


Querem entender de Guardas Municipais; "LEIAM"

Estatuto do Desarmamento e Guardas Municipais
http://www.deolhonoestatuto.org.br/downloads/biblioteca/002.pdf

Matriz Curricular Nacional para Guardas Municipais

Portaria 365/2006 "Policia Federal"



Agora veja algumas matérias de quem realmente entende de Guardas Municipais


Guarda Municipal AGENTE DO ESTADO

http://www.youtube.com/watch?v=LbRbsIOtLZM

Poder de Polícia da Guarda Municipal

http://www.youtube.com/watch?v=LbRbsIOtLZM

Guarda Municipal na Segurança Pública

http://www.youtube.com/watch?v=kJRQY9GL5Us


O Guarda Municipal ante o Título V da Constituição Federal (artigo)

http://www.artigonal.com/doutrina-artigos/o-guarda-municipal-ante-o-titulo-v-da-constituicao-federal-3548193.html

Segurança Pública Municipal - Blog Dr Osmar Ventris

http://segurancapublicamunicipal.blogspot.com/







Um comentário:

Eduardo Teixeira disse...

Como pode um policial que já comandou o Batalhão de Operações Especiais da Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro, o qual ostenta como símbolo uma "caveira", comentar sobre Guarda Municipal, uma instituição que está se formando nos moldes de paises que reduziram altos índices de criminalidade.
Paradoxo é a única palavra que encontro para traduzir o trecho em que o policial diz " o Guarda Municipal tem que ter um bom rádio para chamar a policia".
Este comentário me faz lembrar do fato que a tv Globo tanto noticiou, inclusive dizendo que deveria ter um Guarda na porta da escola, quando um atirador invadiu uma escola em realengo e matou 11 crianças.
Como o atirador reagiria ao se deparar com um Guarda????????
Este comentarista quando usava arma era para matar, porém não é este o objetivo em que a guarda vem lutando, como disse o Juiz Jayme Walmer "como o Guarda vai prevenir um crime sem arma, não tem como".
Espero que esta reportagem tendenciosa não leve a população a fazer juizo de valor, com comentários de pessoas que nada entendem de segurança pública!!!!!