Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

quarta-feira, dezembro 07, 2011

Secretário de Segurança Urbana e Inspetor da GCM participam de evento com polícias municipais em Madri e Lisboa

Imagem do post
O Secretário Municipal de Segurança Urbana, Edsom Ortega e o Diretor da Central de Telecomunicações e Videomonitoramento da Guarda Civil Metropolitana, Inspetor Rubens Trapiá participaram de encontro em Madri e Lisboa, entre os dias 14 a 25 de novembro, organizado e patrocinado pela União de Cidades e Capitais Ibero Americanas (UCCI).

O objetivo destes encontros é promover o desenvolvimento dos municípios, através do intercâmbio de experiências e estudos sobre problemas comum para as cidades, treinar técnicos das cidades latino-americanas nas áreas prioritárias de desenvolvimento da região e fortalecer a implementação dos serviços municipais em todas as cidades.
Participaram do tema "Segurança e Polícia Municipal" representantes das cidades: Asunción, Buenos Aires, Caracas, Guatemala, La Paz, Madrid, Lisboa, cidade do México, Montevideo, San Jose, San Salvador, Sucre, Tegucigalpa alem de Sao Paulo, Brasilia e Rio de Janeiro.
Foram desenvolvidas entre outras atividades, palestras, debates, painéis sobre experiências nas diversas cidades, visitas a Centros de Formação, Centrais de Comunicações e Videomonitoramento, Unidades Especializadas, Unidades territoriais, Unidades de Bombeiros, Unidades de Proteção a Família, Unidade de Acolhimento a população de rua, de ação de defesa operacional e encontro com integrantes da Internacional Police Association.
Ações como investimentos em infra-estrutura, comunicação e integração, capacitação dos agentes visando à prestação de serviços públicos de qualidade são estratégicas e de destaque. Tanto a polícia municipal, quanto os agentes de trânsito, de atendimento médico de emergência, de atendimento social a população de rua e os bombeiros e recebem a capacitação continuada em uma escola de formação integrada. O órgão de ensino apresenta instalações confortáveis, salas de aulas com equipamentos modernos, biblioteca com grande acervo voltado as questões de segurança e emergências, simuladores de condução de veículos, estandes de tiros, planos de formação e aperfeiçoamento - atualizados de acordo com os diagnósticos e avaliações referentes às demandas operacionais, oficinas com instruções teatralizadas que são excelentes instrumentos para a assimilação dos alunos quanto aos procedimentos operacionais estabelecidos.
A integração entre os agentes, citados acima, proporcionada pelo Centro Integrado de Segurança e Emergências – CISEM – contribui com a excelente qualidade no atendimento a população. O tempo resposta para qualquer chamado é de aproximadamente oito minutos.
A política de atendimento a população de rua na cidade de Madri apresentou excelentes padrões de qualidade com uma rede de serviços para homens, mulheres e crianças acompanhadas de suas famílias com espaços que garantem uma acolhida com dignidade em espaços limpos, seguros, que respeitam as questões de gênero e faixa etária e outros princípios que garantem o respeito e a garantia à dignidade de todo e qualquer ser humano.
Ficou evidenciado que o comércio ilegal nas ruas apresentou crescimento após a crise econômica, no entanto a fiscalização é exercida de forma sistemática em todas as ruas, pela polícia não se observando áreas sem controle absoluto.
Texto: Mariana Brurbela. Colaboração: Rubens Trapiá
 

Nenhum comentário: