Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

segunda-feira, maio 28, 2012

Centro e Pelinca: combate à poluição sonora

 

A fiscalização da poluição sonora na cidade, em especial em áreas de reincidência de problemas, como o Centro da cidade e a área da Pelinca, vem sendo feita diariamente. A informação é do coordenador de Fiscalização de Posturas, Leonardo Simões. Ele lembra que o Código de Posturas do Município foi atualizado e a Lei 8.243 determina o que pode ser feito em relação à publicidade nas vias públicas.
Segundo Leonardo, a atuação da equipe de fiscalização é no sentido de checar o problema, notificar e exigir a adequação do volume de decibéis, no caso da poluição sonora. A aplicação da multa atualmente é feita com base na Unidade Fiscal de Campos (Ufica). O valor Ufica está R$ 80,54.
- Quem quiser fazer algum tipo de publicidade, precisa primeiro, procurar a prefeitura, para requerer o alvará, na Secretaria de Finanças. Somente após a confirmação se o local é compatível ou não, a solicitação poderá ser deferida ou indeferida – orienta o coordenador de Fiscalização de Posturas.
Com relação à poluição visual, Simões explica que assumiu o cargo há pouco mais de 50 dias e está fazendo um levantamento dos problemas encontrados nesta área, embora seja uma demanda bem inferior à poluição sonora.
- Em breve, estaremos atuando também no sentido de resolver esta questão. Mesmo assim, já estamos coibindo a poluição visual também, com a retirada, por exemplo, de roupas colocadas do lado de fora das lojas, nas calçadas das vias públicas – informa Leonardo Simões.

Nenhum comentário: