Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

segunda-feira, agosto 27, 2012

5º GBM de Campos obteve 2º lugar em Olimpíadas Internas no Rio


Na modalidade atendimento pré-hospitalar, município ficou em 1º lugar
Na modalidade atendimento pré-hospitalar, município ficou em 1º lugar

O 5º Grupamento de Bombeiros Militar de Campos, que participou das provas profissionais da corporação nas Olimpíadas internas realizada no Quartel Central do Rio de Janeiro, obteve o 2º lugar em todo o estado, perdendo apenas para o 6ª GBM de Friburgo. A competição que durou duas semanas, teve início na segunda-feira (13/08) e terminou na última sexta-feira (24/08), reunindo ao todo, 1293 militares de 38 unidades operacionais, incluindo os grupamentos marítimos.

As provas avaliadas individualmente e por equipe, contaram com a participação de 38 bombeiros do 5º GBM que demonstraram suas habilidades na disputa de dez modalidades como agilidade, pista de aparelho, ordem unida, linha direta, reconhecimento de ferramentas, atendimento pré-hospitalar, corda lisa, nós e voltas, simulado e prova do bombeiro mais resistente.

Segundo o comandante do 5º GBM, Sila Pereira, que esteve junto aos militares, na última sexta-feira (24/08) no Quartel Central no Rio de Janeiro, para a cerimônia de premiação, o Grupamento receberá como prêmio pela excelente classificação no estado, equipamentos para uma academia de musculação. O comandante ainda destacou a qualidade do Corpo de Bombeiros de Campos.

“As provas refletem o desempenho das instruções no Quartel e o potencial das nossas operações. Somos o segundo melhor Quartel do estado em salvamentos e combates a incêndios. Todos os profissionais dependem de técnica e condicionamento físico e a academia vai facilitar e melhorar esse condicionamento.”

De acordo com Sila, os militares do 6º GBM de Friburgo que conquistaram a primeira colocação, além da premiação dos equipamentos para a montagem de uma academia, receberam também uma insígnia para uso na farda durante todo o ano. O comandante disse que apesar de todas as dificuldades que os bombeiros de Campos encontram para a realização das atividades do dia-dia, as colocações dos dois Grupamentos foram merecidas.

“Encontramos dificuldades para realizarmos nosso trabalho no interior pela estrutura que possuímos. Por exemplo, em um grande incêndio, poderíamos precisar da ajuda do Rio de Janeiro e equipamentos maiores, mas devido à demora pela distância, temos que resolver o problema pelo nosso desempenho próprio. Ficamos felizes pela vitória de Friburgo, eles mereceram, pois possuem as mesmas dificuldades nossas, além de terem passado por uma tragédia por conta das chuvas na cidade”, relatou.

Entre as dez modalidades que foram disputadas, o 5º GBM de Campos conquistou o primeiro lugar nas provas individuais de atendimento pré-hospitalar e terceiro lugar nas provas individuais de corda lisa e reconhecimento de ferramentas.

A técnica de enfermagem, Lilian Monsores e a técnica de emergência médica, Marcilene Martins do 5º GBM, foram premiadas por uma medalha individual para utilizarem na farda, além de acumularem 30 pontos para a promoção de cargo. Elas conquistaram o primeiro lugar individual na modalidade pré-hospitalar e ressaltaram a importância da presença feminina na conquista da equipe.

“Foi uma grande superação por causa das minhas condições físicas, além do reconhecimento profissional até mesmo por ser mulher, pois dentro de um universo quase todo masculino, a importância dessa conquista é imensa. A mulher quando entra no ambiente de trabalho, é considerada um sexo frágil e nós provamos que não somos tão frágeis assim. Conquistamos a pontuação máxima, sem nenhuma penalidade.”, descreveu Lilian.

“É gratificante saber que somos o segundo Quartel do estado mais bem preparado e ter participado dessa conquista, apesar de estarmos no interior e nos depararmos com várias dificuldades. Essa conquista individual mostra para todos que as mulheres também podem assumir um condicionamento e ajudar a somar dentro da equipe”, afirmou Marcilene.

Para o comandante Sila Pereira, o reconhecimento de todo esse trabalho que é realizado pelos profissionais é a principal motivação para a prestação de um serviço de maior qualidade para a população e para a continuidade de uma boa colocação nos anos seguintes. “Ano que vem iremos buscar e vamos conseguir a primeira colocação nos jogos”, afirmou.
 






Nenhum comentário: