Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

quinta-feira, setembro 20, 2012

Comandante da PM acha que mulheres não servem para policiais


Reprodução da capa do jornal O Dia
Reprodução da capa do jornal O Dia


Agora em 2012 fez 30 anos que a PM do Rio de Janeiro passou a contar com efetivo feminino. Mas o atual comandante da PM, coronel Erir Ribeiro acha que as mulheres não têm estrutura física para a atividade policial. Por isso o sexo feminino foi banido do próximo concurso da PM. Agora só homens podem entrar para a PM. É um retrocesso inacreditável. O pior é que a PM reconhece que não tem nenhum estudo científico que comprove a falta de aptidão física das mulheres para a atividade policial. É apenas porque o coronel Erir não quer trabalhar com mulheres.

Bem, no mundo inteiro mulheres são policiais ou militares com destaque em operações arriscadas, até da Guerra do Iraque elas participaram. Cada caso é um caso. Para isso existe o processo de seleção, as provas físicas. Eu por exemplo quando era governador trabalhei com excelentes policiais militares do sexo feminino que colocavam muito marmanjo no chinelo.

Portanto essa é mais uma medida sem cabimento do governo Cabral. É tudo tão simples. Se nas provas de capacidade física as mulheres passarem, então estão aptas pelo menos nessa parte.

Se fosse há alguns anos atrás não tenho dúvidas que um monte de mulheres iria para a porta do QG da PM protestar contra o coronel Erir. Mas no Rio de 2012 é possível até que as mulheres fiquem em silêncio.

Nenhum comentário: