Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

sexta-feira, setembro 28, 2012

Conscientização da Criança no Trânsito beneficia mais de 3 mil


Na execução do teatro, as crianças vivenciaram e aprenderam como atravessar uma via, e ensinamentos como respeito pelo idoso, uso do sinto de segurança, entre outros assuntos Foto: Divulgação

O projeto Mês da Conscientização da Criança no Trânsito, desenvolvido pelo Grupamento da Ronda Escolar da Guarda Civil Municipal (GCM), contemplou 31 escolas da rede municipal, beneficiando 3.654 alunos dos 3º, 4º e 5º anos de escolaridades. Os números dizem respeito às atividades desenvolvidas de 1º a 25 deste mês, em parceria com a Secretaria de Educação. O projeto marcou o Dia Nacional do Trânsito, comemorado em 25 de setembro.

Este foi o segundo ano de ação do projeto que, antes, era realizado apenas com a distribuição de folders e panfletos explicativos para os alunos, e, este ano, ganhou um novo formato, passando a incluir apresentação de teatro, tendo os guardas Eneci Paulo, Élia Pitta, Silvia Peixoto e Edmar Santana como atores, além do Guarda, Vitor Souza, como palestrante.

- No primeiro ano do projeto, distribuímos panfletos em sala de aula, mas achamos que podíamos fazer mais. Então, surgiu o teatro, dando maior dinâmica ao nosso trabalho -  disse o coordenador do Grupamento da Ronda Escolar, Eneci Paulo.

Na execução do teatro, as crianças vivenciaram e aprenderam como atravessar uma via, e ensinamentos como respeito pelo idoso,  uso do sinto de segurança, comportamento ao esperar e após entrar no ônibus, importância da faixa de pedestre, todos esses temas abordados em um cenário montado no próprio espaço físico da escola. “A ideia foi tão bem sucedida, que escolas particulares passaram a solicitar a apresentação do nosso projeto para seus alunos”, concluiu o coordenador.

A Guarda Civil Municipal também atua fazendo ronda escolar em diversos pontos da cidade, que é dividida em quadrantes. O Setor Alpha e o Setor Bravo referem-se ao lado de Guarus, enquanto o Setor Charle e Delta representam o Centro da cidade. Profissionais do órgão realizam o patrulhamento com visitações diárias no entorno  de cada escola dos quadrantes. Em muitos casos, eles são recebidos dentro das unidades escolares, prática que acontece em dias e horários diferenciados. A GCM pode ser acionada pelo telefone 153.

fonte - http://www.campos.rj.gov.br/exibirNoticia.php?id_noticia=15793

Nenhum comentário: