Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

segunda-feira, setembro 03, 2012

Grupamento Ambiental em curso voltado para répteis e anfíbios


 
O Brasil está entre os países com maior diversidade, com 732 répteis e 946 anfíbios, segundo a Sociedade Brasileira de Herpetologia Foto: Divulgação

Membros do Grupamento Ambiental participaram  na semana passada do 3º Curso de Biologia e Manejo de Serpentes (Teórico e Prático). O curso, realizado nos dias 30 e 31 de agosto, no Auditório do Hospital Veterinário da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), foi voltado para a herpetologia,  ramo da zoologia dedicado ao estudo dos répteis e anfíbios.

O subcomandante do Grupamento, Sávio Tatagiba, informou que, entre os tópicos abordados no curso estavam: Características Gerais dos Répteis; Serpentes: Considerações Gerais; Serpentes da Mata Atlântica; Conservação de Serpentes no Brasil; Acidentes Ofídicos; Manutenção de Serpentes em Cativeiro; Métodos de Amostragem de Ofidiofauna; Identificação de Serpentes; Técnicas e Equipamentos de Manejo, Ministrados pelo Veterinário Carlos Henrique de Oliveira Nogueira e pelo Biólogo Caio Antônio Figueiredo de Andrade.

- O curso deu enfoque a herpetologia, que é um ramo da zoologia dedicado ao estudo dos répteis e anfíbios: sua classificação, ecologia, comportamento, fisiologia e paleontologia. O Brasil está entre os países com maior diversidade, com 732 répteis e 946 anfíbios, segundo a Sociedade Brasileira de Herpetologia – informa o subcomandante, que também é biólogo.

O comandante do Grupamento, Marcio Barbosa, falou da importância do curso. “O curso foi muito importante, pois demonstrou as principais espécies da herpetofauna encontrada no Brasil e, principalmente, na região Norte Fluminense com teoria e prática, sendo essencial para o trabalho do Grupamento Ambiental - finaliza.
fonte - http://www.campos.rj.gov.br/exibirNoticia.php?id_noticia=15360

Nenhum comentário: