Rio -  A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos, enviou nota de repúdio a chacina dos seis jovens em Parque Gericinó, em Mesquita, Baixada Fluminense.
De acodo com a ministra, "trata-se de um crime brutal que repudiamos e que não pode ficar impune. O fundamental, neste momento, é que as circunstâncias sejam esclarecidas, os responsáveis efetivos identificados e que governos e sociedade estejam unidos em solidariedade às famílias e com o firme compromisso de ação contra a violência, para que essa seja prevenida e enfrentada a todo momento, em todo o País".

Morte de seis jovens choca o Rio

Bandidos matam seis jovens em Mesquita. Velório coletivo foi realizado em escola em Nilópolis, local onde o grupo morava
Maria do Rosário apoiou a iniciativa do governador Sérgio Cabral de ocupar a Favela da Chatuba em busca dos responsáveis pelo crime.

"Identificamos uma grande vulnerabilidade das crianças, adolescentes e jovens diante da violência. A superação dessa realidade é um desafio que devemos assumir integralmente. Os investimentos em políticas públicas de proteção social, acesso à educação e qualificação profissional são estratégicos para a paz e direitos da juventude brasileira. A violência contra a juventude é uma violência contra todos nós" encerrou a nota.
Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia
Amigo de Patrick Machado chora durante velório | Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia
Comoção durante enterro
Os corpos dos seis jovens mortos no último fim de semana, na Baixada Fluminense, foram sepultados na tarde desta terça-feira no Cemitério de Olinda, em Nilópolis. Christian Vieira, 19, Douglas Ribeiro, Victor Hugo Costa e Glauber Siqueira, 17, e Josias Searles e Patrick Machado, 16, estavam desaparecidos desde sábado, quando saíram de um festival de pipas para se refrescar na cachoeira do Parque de Gericinó.
As vítimas foram veladas desde a madrugada no Ginásio Municipal de Nilópolis, no bairro Cabral. Cerca de 400 pessoas acompanharam o cortejo. Polícia Militar e Guarda Municipal reforçaram a segurança do local.
"Quero meu filho. Tem que matar esses assassinos", disse a mãe de Glauber, antes de desmaiar. Outra parente do jovem também passou mal e precisou receber atendimento médico. Alguns caixões foram cobertos com bandeira e camisa do Fluminense.
Os rapazes foram localizados nesta segunda-feira por funcionários de uma obra às margens da Rodovia Presidente Dutra, no bairro Jacutinga, em Mesquita.
O governador Sérgio Cabral disse nesta terça-feira que a chacina ocorrida na Favela da Chatuba, em Mesquita, na Baixada Fluminense, é uma tentativa do tráfico de afrontar o Estado.
"A origem dessas ações é tentar enfraquecer a política de segurança implantada pelo governo. Mas assim como aconteceu em outras comunidades, o Estado não vai aceitar esse tipo de ação. Vamos responder como estamos fazendo", afirmou o governador durante o lançamento do projeto Dupla Escola, no Palácio Guanabara.
Cabral disse ainda que não haverá alterações na política de segurança do Estado. "Ações de violências como essa são uma reação dos bandidos ao enfraquecimento e diminuição de seu poder", completou.
Foto: Severino Silva / Agência O Dia
Parentes se emocionam durante velório das vítimas | Foto: Severino Silva / Agência O Dia
Ocupação da Chatuba tem 12 presos
Policiais já prenderam 12 pessoas durante operação realizada por policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Batalhão de Choque (BPchq) na Favela da Chatuba, em Mesquita e Nilópolis, na Baixada Fluminense, iniciada na madrugada desta terça-feira.
Entre os presos estão Luiz Alberto Ferreira de Oliveira, o Beto Gordinho, de 29 anos, Ricardo Sales da Silva, 25, e Mônica da Silva Francisco, 20. Os presos serão interrogados sobre as mortes dos seis jovens no último fim de semana. Entre os capturados estão dois menores de idade.
De acordo com a polícia, Gordinho saiu da cadeia há cerca de uma semana, onde ficou preso por 27 dias. Ele teria sido preso por policiais militares do 20º BPM (Mesquita) após ser encontrado com munição de uso restrito. Com o suposto traficante, os policiais do Bope encontraram R$ 15.099 escondidos em uma lancheira infantil, além de 20 gramas de cocaína. O acusado só permitiu a entrada dos militares após a chegada de seu advogado.
Com Ricardo e Mônica, os policiais encontraram 933 papelotes de cocaína e 41 pedras de crack. As embalagens de drogas eram ilustradas com fotografias do jogador holandês Seedorf, no caso do crack, e da cantora inglesa Amy Winehouse, nos papelotes de cocaína.
Cerca de 250 PMs ocupam nesta terça-feira a Chatuba. Uma parte do efetivo foi levada para a região dentro de quatro blindados da Marinha, que logo deixaram a comunidade. O relações públicas da Polícia Militar, coronel Frederico Caldas, informou que a ocupação da Chatuba é definitiva. Os PMs estão em busca dos responsáveis pela morte de seis jovens, cujos corpos foram encontrados nesta segunda.
Também foram mobilizados homens da Companhia de Cães, da Coordenadoria de Inteligência da PM e da 3ª Companhia de Policiamento Aéreo. A PM começou a instalar nesta terça uma companhia integrada com 118 policiais. A sede será na localidade do curral, na parte da favela que fica em Mesquita. O local é considerado um ponto estratégico por estar próximo da parte alta da comunidade e do acesso à mata.

fonte - http://odia.ig.com.br/portal/rio/ministra-diz-que-chacina-em-mesquita-n%C3%A3o-pode-ficar-impune-1.488149