Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

terça-feira, outubro 30, 2012

Tecnologia a serviço da PM na aplicação de multas de trânsito


Fotos: Daniela Abreu

Smartphones foram testados e já são utilizados em Campos
Policiais militares do 8º Batalhão da Polícia Militar de Campos já estão utilizando o novo equipamento especial para monitoramento de infrações de trânsito na cidade. Ao todo foram 10 aparelhos com o Sistema de Gestão de Infrações de Trânsito (SGTI), distribuídos aos agentes nas ruas, que servirão para agilizar o trabalho dos PMs, na identificação de veículos. De acordo com o subcomandante do 8º BPM, major João Carlos Alves, duas motos e duas viaturas começaram a operar com os novos equipamentos na tarde desta segunda-feira (29/10). A polícia também realizou uma operação para coibir irregularidades no trânsito, a fim de testar o novo sistema.

O novo sistema informatizado está sendo implantado em smartphones. Segundo major Carlos, uma infração de multa que levava entre 15 e 20 minutos para ser computada, agora, com o novo equipamento, leva em torno de dois minutos. 

“Com esse sistema obtemos informações sobre as placas de todos os veículos registrados no estado do Rio de Janeiro, na mesma hora. Se for constatado alguma adulteração no veículo, ele entra no campo de restrição, e imediatamente a multa já é lançada para o sistema do Departamento de Trânsito (Detran)”, explicou o subcomandante.

Com o novo equipamento, os agentes podem fazer consultas de dados, sem a necessidade de abordar o motorista de um determinado veículo. Apenas com o número da placa dá para detectar se o carro ou a moto estão corretos ou se estão irregulares.

“A gente lança essa placa no novo aparelho. Se der alguma alteração nós abordamos o motorista. Uma vez lançada, essa multa já fica gravada no sistema, já vai para o banco de dados, e não há mais a necessidade de enviar essa infração ao Detran. Imediatamente a ocorrência é enviada e o órgão processa de lá mesmo”, mencionou o sargento da Polícia Militar, Guilherme Sá.

OPERAÇÃO
Segundo major João Carlos Alves, o intuito da ação, além de testar o novo equipamento, foi para coibir qualquer tipo de infração de trânsito como: Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) atrasado; falta de cinto de segurança e capacete; chassi adulterado, entre outras irregularidades.

Só com relação à falta de cinto de segurança, que segundo a legislação é obrigatório, a polícia registrou aproximadamente 15 multas.

“Assim como o capacete, o cinto de segurança também é obrigatório. Durante a operação, o motorista não precisa ser parado e abordado por estar sem o cinto. Basta verificarmos a infração e imediatamente a lançamos para o novo sistema. Dessa forma o fluxo no trânsito não fica interrompido”, concluiu sargento Sá.



Nenhum comentário: