Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

segunda-feira, novembro 05, 2012

Acidente com moto aumenta 37% e deixa município em alerta

Secretaria de Saúde mobilizada em campanha para prevenção
Secretaria de Saúde mobilizada em campanha para prevenção
A Secretaria de Saúde vai se unir a outras secretarias municipais e segmentos da sociedade para iniciar uma campanha de prevenção a acidentes com motocicletas. O secretário Geraldo Venâncio alerta que os dados são preocupantes, a ponto de tornar os casos uma questão de saúde pública, se considerados os elevados índices de atendimentos emergenciais e de óbitos das vítimas desse tipo de acidente.
"Observando dados do Hospital Ferreira Machado, verificamos que, em 2012, em comparação ao ano passado, teremos um aumento de quase 37% no atendimento a vítimas de acidentes com motos. Em 2011, foram 2.346 atendimentos e, este ano, com uma média de 9 atendimentos/dia, o HFM deverá atender a mais de 3.200 pessoas acidentadas com motos. E o mais grave é que, se aplicarmos em Campos o índice nacional de que 40% dos acidentados morrem no local, antes mesmo da chegada do socorro, teremos um registro de mais de 1.200 óbitos provocados por acidentes com motocicletas em Campos", explicou o secretário.
Esta semana, o secretário deve se reunir com representantes de outras secretarias e entidades que podem ajudar a mobilizar e conscientizar a sociedade, especialmente motoqueiros, sobre a gravidade da situação e os cuidados necessários para o uso de motocicletas.
Em 2010, segundo Venâncio, foram registrados 2.706 atendimentos a vítimas de acidentes de moto; 1.475 atendimentos a mais do que a vítimas de acidentes de carro, que foram 1.231 pessoas. “Também em 2011, o número de vítimas de acidentes com moto atendidas no HFM (2.346 pessoas) superou em 1.230 atendimentos o número de vítimas de acidentes de carro (1.116 pessoas). O número caiu um pouco em relação ao ano anterior, mas a diferença, com base em todos os dados estatísticos, continua revelando um viés epidêmico, o que requer uma ação de governo para a redução desses índices”, apontou.  
O secretário de Saúde de Campos acrescenta que, em um estudo sobre violência no trânsito, o Instituto Sangari aponta o Brasil como o segundo país em vítimas fatais com acidentes envolvendo motocicletas, com 7,1 óbitos para cada 100 mil habitantes, ficando atrás apenas do Paraguai, com 7,5 óbitos por 100 mil habitantes. Conforme o estudo, os Estados Unidos, país do mundo onde circula o maior número de motocicletas, é o décimo no ranking, com apenas 1,7 óbitos por 100 mil habitantes.
"No Brasil, nos últimos 15 anos, a taxa de mortalidade em acidentes com motocicleta aumentou 846,5%, enquanto a de carros cresceu 58,7%. Este ano, a previsão é que mais de treze mil brasileiros sejam vítimas fatais desse tipo de acidente, a maioria na fase produtiva da vida, com idade entre 21 e 35 anos. E, além dos óbitos, temos ainda uma taxa elevada de invalidez, temporária ou permanente. Por tudo isso, nos mobilizaremos para realizar uma campanha de orientação e prevenção dessa verdadeira epidemia, representada pelos acidentes de moto" concluiu Geraldo Venâncio.
 

Nenhum comentário: