Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

sábado, novembro 10, 2012

Comitê vai gerir campanha de prevenção a acidentes

Representantes de órgãos públicos da área de segurança e saúde se reuniram nesta sexta 
 

Autoridades de diferentes áreas, como saúde, educação, assistência social, trânsito e segurança, se reuniram na tarde desta sexta-feira (9), no gabinete do secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, para apresentar propostas de ações para a realização de uma campanha de prevenção a acidentes envolvendo motocicletas. Conforme o secretário, a incidência desse tipo de acidente no município já é considerada epidêmica e um caso de saúde pública, exigindo, por parte das autoridades, ações mais incisivas e eficazes de prevenção e repressão. Na reunião, foi formado um comitê para gerir a campanha.
O comitê terá a representação das secretarias de Saúde e Educação, Empresa Municipal de Transportes (Emut), Hospital Ferreira Machado (HFM), Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal. Uma primeira ação está prevista para o dia 3 de dezembro, Dia Nacional do Deficiente Físico. “Será uma ação educativa, uma vez que a Secretaria de Assistência Social, através do Setor de Proteção à Pessoa com Deficiência, já tem um evento previsto e várias dessas pessoas são cadeirantes, vítimas de acidentes com motos”, falou Venâncio.
O presidente da Emut, Álvaro Oliveira, disse que a prefeita Rosinha Garotinho determinou uma campanha específica para educação para o trânsito: “Vamos unir forças e, com apoio da Guarda e das forças de segurança, intensificar a fiscalização, com autuação, apreensão de veículos e aplicação de multas, além de toda parte de orientação”.
O inspetor chefe do Núcleo de Policiamento e Fiscalização da PRF, Carlos Eduardo Braga, enfatizou a importância de uma campanha que alcance parentes de motociclistas: “Campanha de educação para motorista e motociclista não surtem muito efeito, porque eles já são adultos e sabem o que é certo e errado. O ideal é alcançar a família, para que o pai, a mãe ou o responsável tenham noção do risco de um filho ou parente usar moto. Num acidente, mesmo a 20 km por hora, a queda de uma moto pode ser fatal. Muitos não têm habilitação ou transitam sem os equipamentos de segurança e, nessa situação, a família pode ajudar a reduzir os índices de acidentes e de óbitos”.
O comandante do 8º BPM, coronel Lúcio Baracho, disse que o número de motos que transitam em Campos é duas vezes maior do que o de Niterói. “A maior parte dos motociclistas não têm habilitação ou atuam na ilegalidade e, nesse sentido, como a Polícia Militar, assim como a PRF, atua na repressão, podemos intensificar a fiscalização. Mas podemos, também, buscar depoimentos de famílias que perderam entes, vítimas de acidentes de moto e tentar comover a sociedade, para conseguirmos a adesão de todos nessa campanha”.
O secretário de Saúde disse que outras reuniões serão realizadas para a apresentação das próximas ações: “Nesse período de Natal, final de ano, verão, os acidentes aumentam e queremos conseguir reverter esse quadro em Campos”. Também participaram da reunião a secretária de Educação, Joílza Rangel; o 2º tenente do 5º Grupamento de Bombeiros Militares, Thomaz Dutra; o coordenador de Trânsito da Guarda Municipal, Walter Novaes; o coordenador de Proteção Social para Pessoas Deficientes, Reginaldo Ferreira; o diretor da Fundação de Apoio a Pessoas com Deficiência (FADEf), Ronaldo Cruz; entre outros representantes de órgãos municipais e das forças de segurança.

Nenhum comentário: