Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

sexta-feira, maio 24, 2013

Guarda Municipal terá convênios com Exército e polícias Militar e Federal


A Secretaria Municipal de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito (Seprovpat) já está trabalhando para firmar convênios com as polícias Militar, Federal e Exército que deverão auxiliar no desempenho das atividades da Guarda Municipal em Paranavaí. 
O convênio com a Polícia Militar, por exemplo, vai permitir a oferta do curso de formação técnico-profissional que vai contar, entre outras coisas, com técnicas para manuseio de arma de fogo pelos integrantes da corporação. O curso irá seguir a matriz curricular nacional das Guardas Municipais.  
Além disso, a Polícia Militar do Estado do Paraná (PMPR) já confirmou a doação de 50 revólveres calibre 38 para serem utilizadas pela Guarda Municipal de Paranavaí, já que a PM está trocando o seu tipo de armamento para pistolas. O pedido foi feito pelo prefeito Rogério Lorenzetti e o deputado Teruo Kato durante uma audiência com o comandante-geral da PMPR, coronel Roberson Luiz Bondaruk, que atendeu a solicitação de imediato.
Para que essas armas possam ser utilizadas, a Seprovpat também já está celebrando um convênio com o Comando da 5ª Região Militar/5ª Divisão do Exército que permitirá o uso de armas de fogo pela corporação.
Um terceiro convênio com a Superintendência Regional da Polícia Federal vai garantir a emissão do chamado Porte Funcional, documento necessário para que a Guarda Municipal possa ser constituída de acordo com os parâmetros legais.
Segundo o secretário de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito, José Corrêa Farias Filho, essas parcerias vão garantir lisura e qualidade no serviço prestado pela Guarda Municipal, uma vez que, além do curso, oferecerão todo o suporte necessário para o funcionamento deste serviço. 
CONCURSO – O concurso para a implantação da Guarda Municipal em Paranavaí concluiu, no último dia 4 de maio, a sua quarta etapa (avaliação médica). Nos próximos dias deverá ser realizada a última e quinta etapa do concurso, que será a investigação de conduta, para então ser homologado o resultado final do concurso. Após a homologação, os candidatos aprovados passarão pelo curso de formação ofertado pela PM com duração aproximada de 6 meses. A previsão é que a Guarda Municipal de Paranavaí comece a operar entre o final deste ano e início do próximo ano.

Nenhum comentário: