Blog da GCMCGRJ, destinado a mostrar as nossas ações e também para receber criticas e sugestões para cada dia melhor atender a nossa população. Guarda Civil Municipal você conhece você confia.

sexta-feira, maio 31, 2013

São João da Barra estuda utilização de armas não letais

Município está elaborando estudo para adquirir equipamentos
Agentes da Guarda Civil Municipal de São João da Barra, que atuam também como agentes de trânsito podem vir a utilizar produtos de tecnologias não letais, geralmente usados em operações que requeiram defesa passiva como solução. As possibilidades estão sendo estudadas pelo comandante da Guarda Rodrigo Machado e também pelo subsecretário de Transporte Leandro Ferreira, que recentemente se reuniram no Rio de Janeiro, com representante comercial de empresa deste setor.
"As munições não letais têm também o seu consagrado uso pelas forças policiais no controle de distúrbios e rebeliões, em operações especiais, e, modernamente, no policiamento ostensivo e na proteção ao patrimônio, atestando a importância e eficácia dos equipamentos letais”, disse Marcos Aurélio da empresa CONDOR.
De acordo com o comandante da Guarda Civil Municipal Rodrigo Machado foi feita uma listagem dos possíveis equipamentos a serem adquiridos para que as autoridades municipais  façam uso dessa tecnologia, que antes de tudo depende do Ministério da Defesa/Exército Brasileiro, responsável pela autorização de compra pelas Guardas Civis Municipais do Brasil, conforme normatização R-15 do Exército Brasileiro” ressaltou.
O subsecretário de Transporte, Leandro Ferreira informou que após a aquisição desses produtos os agentes da Guarda Civil Municipal e os agentes que atuarão no trânsito, agora com poder de multar, precisarão passar por avaliação psicológica e treinamento específico para o uso dessa tecnologia. “Essa será uma importante ferramenta na solução de conflitos e na aplicação da lei facilitando a seleção de alvos, a proteção da população inocente e a própria segurança pública”, finalizou.

Nenhum comentário: